Filtro de partículas entupido? Conheça os sintomas e saiba como limpar
Saiba como fazer a regeneração do filtro de partículas do carro (FAP).
O filtro de partículas é um dispositivo que está instalado no sistema de escape dos automóveis, a sua função é reter as partículas diesel e outras que possam provocar danos ao meio ambiente. O filtro de partículas pode remover cerca de 80% das partículas do escape, o que permite reduzir as emissões poluentes. No entanto, é importante saber como fazer a regeneração do filtro de partículas.
A introdução do filtro resultou de uma imposição da norma europeia Euro 5, que obrigou os fabricantes de automóveis a instalarem um filtro de partículas no sistema de gases de escape em veículos com motor a diesel produzidos a partir de 2009.
O filtro de partículas retém as partículas de fuligem numa rede no interior do dispositivo. Tal como acontece com qualquer outro tipo de filtros, é necessário efetuar uma limpeza com regularidade para manter o seu desempenho. A este processo de limpeza do filtro de partículas chama-se regeneração.
É importante que se perceba que existem dois tipos de regeneração do filtro de partículas: passiva e ativa. Por norma, esta regeneração é uma combinação de temperatura do motor, da velocidade a que o carro se desloca e ainda das rotações. (Como fazer a regeneração do filtro de partículas?)
A regeneração passiva do filtro de partículas acontece nas autoestradas, pois é quando a temperatura do cano de escape é mais elevada. Os fabricantes de automóveis optam pela regeneração ativa porque a maior parte dos condutores não costuma conduzir durante muito tempo a velocidades elevadas. Para que aconteça a regeneração passiva, os fabricantes utilizam um aditivo.
A regeneração ativa acontece quando a capacidade de carga de fuligem no filtro atinge um limite definido (cerca de 45%). O veículo faz com que aumente a injeção de combustível na combustão e sobe a temperatura dos gases de escape no filtro de partículas, resultando na regeneração ativa e queimando a fuligem.
Se o processo estiver a meio quando o condutor pára o carro, provavelmente, vai acender a luz de aviso do filtro de partículas, avisando que filtro está parcialmente bloqueado. Para completar um ciclo de regeneração e a luz apagar basta conduzir aproximadamente 10 minutos, a uma velocidade igual ou superior a 70km/h e com as rotações acima das 2500 rpm.
Como último recurso, a solução alternativa será a troca completa do filtro o que original a subida de preço.