3 dicas de limpeza do filtro de partículas e saiba quando mudar

3 Dicas de limpeza do filtro de partículas e saiba quando mudar 

Saiba como fazer a regeneração do filtro de partículas do carro (FAP).
 
O filtro de partículas é um dispositivo que está instalado no sistema de escape dos automóveis, a sua função é reter as partículas diesel e outras que possam provocar danos ao meio ambiente. O filtro de partículas pode remover cerca de 80% das partículas do escape, o que permite reduzir as emissões poluentes. No entanto, é importante saber como fazer a regeneração do filtro de partículas.

A introdução do filtro resultou de uma imposição da norma europeia Euro 5, que obrigou os fabricantes de automóveis a instalarem um filtro de partículas no sistema de gases de escape em veículos com motor a diesel produzidos a partir de 2009. 

O filtro de partículas retém as partículas de fuligem numa rede no interior do dispositivo. Tal como acontece com qualquer outro tipo de filtros, é necessário efetuar uma limpeza com regularidade para manter o seu desempenho. A este processo de limpeza do filtro de partículas chama-se regeneração.

Como fazer a regeneração do filtro de partículas?

É importante que se perceba que existem dois tipos de regeneração do filtro de partículas: passiva e ativa. Por norma, esta regeneração é uma combinação de temperatura do motor, da velocidade a que o carro se desloca e ainda das rotações. (Como fazer a regeneração do filtro de partículas?)

1. Regeneração passiva

A regeneração passiva do filtro de partículas acontece nas autoestradas, pois é quando a temperatura do cano de escape é mais elevada. Os fabricantes de automóveis optam pela regeneração ativa porque a maior parte dos condutores não costuma conduzir durante muito tempo a velocidades elevadas. Para que aconteça a regeneração passiva, os fabricantes utilizam um aditivo.

2. Regeneração ativa

A regeneração ativa acontece quando a capacidade de carga de fuligem no filtro atinge um limite definido (cerca de 45%). O veículo faz com que aumente a injeção de combustível na combustão e sobe a temperatura dos gases de escape no filtro de partículas, resultando na regeneração ativa e queimando a fuligem.

Se o processo estiver a meio quando o condutor pára o carro, provavelmente, vai acender a luz de aviso do filtro de partículas, avisando que filtro está parcialmente bloqueado. Para completar um ciclo de regeneração e a luz apagar basta conduzir aproximadamente 10 minutos, a uma velocidade igual ou superior a 70km/h e com as rotações acima das 2500 rpm.

Sinais da regeneração ativa

  • Ventiladores de arrefecimento estão em funcionamento;
  • A velocidade do relantim aumenta;
  • O sistema Start/Stop desliga-se automaticamente;
  • O consumo de combustível pode aumentar;
  • O escape pode deitar um cheiro estranho;
  • O ruído do motor pode ser diferente do habitual.
  • Situações que podem impedir a regeneração do filtro de partículas
  • Pouco combustível no veículo impede que a regeneração ativa aconteça. 
  • Viagens demasiado curtas que não permitem ao motor atingir a temperatura normal de funcionamento;
  • Alguns carros com filtro de partículas exigem óleo de baixo teor de cinzas e enxofre, por isso é importante ter o óleo correto;
  • Problemas com a admissão, combustível ou sistema de circulação de gases de escape podem causar uma combustão incompleta que vai aumentar a carga de fuligem;
  • Por norma, é necessário 1⁄4 depósito de combustível;
  • O depósito do aditivo deve estar cheio no nível indicado.

3. Ajuda profissional

  1. Caso não obtenha resultados com estes métodos, a opção será deslocar-se a uma oficina para que os profissionais possam resolver a questão.
  2. Tratamentos térmicos – o filtro de partículas é cortado e imerso num detergente durante duas horas. Efetua-se uma limpeza sob pressão e o filtro volta a ser soldado.
  3. Através de ultrassom – imersão do filtro numa máquina de lavar ultrassónica, que mediante vibrações e da alta temperatura atingida pela água, produzem o implodir dos sedimentos.
  4. Com aditivos químicos – mediante a variação dos fluxos de água pressurizada, detergentes e produtos especiais, as partículas de fuligem irão ser arrastadas para o exterior do filtro de partículas, ficando o mesmo desobstruído.

4. Troca do filtro

Como último recurso, a solução alternativa será a troca completa do filtro o que original a subida de preço.

author avatar
Solução Ideal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Projects