Que óleo leva o meu carro?
Que Óleo Leva O Meu Carro?
Que óleo leva o meu carro?
Se tem um conhecimento mínimo de mecânica saberá que o óleo cumpre uma função vital no motor de um carro. Resumidamente, é o encarregado de lubrificar todas as peças, bem como de arrefecer e limpar o motor. Portanto, saber qual o óleo que leva o seu carro é vital para escolher o mais adequado.
A mudança do óleo e do filtro é uma parte fundamental da manutenção periódica dos veículos. Tanto que muitas pessoas não falam de levar o carro à revisão, mas dizem diretamente que vão à oficina “mudar o óleo do carro”.
Deve ter em conta que a quilometragem ou o tempo que devem transcorrer entre mudanças de óleo dependerá em grande medida tanto do tipo de motor do seu carro como da utilização que fizer do mesmo. O intervalo será distinto para um condutor que utilize o seu carro todos os dias para realizar trajetos urbanos do que para outro que utilize o veículo principalmente para realizar viagens em estrada.
Com que frequência devo mudar o óleo do carro?
Para responder a esta questão, o melhor é consultar o manual de manutenção do seu veículo. Ali, o fabricante indica os intervalos que devem ser seguidos para substituir o lubrificante.
Aqui vai ficar a saber o tipo de óleo que o seu carro utiliza:
Que óleo leva o meu carro? Saiba aqui!
Os vários tipos de óleo que existem e quais são as diferenças entre uns e outros.
Os óleos dividem-se como o tipo de óleo, a viscosidade ou o tipo de motor. Entenda as diferenças.
1. Tipos de óleos
Existem três tipos principais de óleos: óleos minerais, óleos semissintéticos e óleos sintéticos.
1.1 Óleos minerais
Os óleos minerais são o resultado de uma destilação direta do petróleo. São elaborados através de múltiplos processos e pode dizer-se que são os “naturais”.
O facto de não terem sido tratados em laboratório têm qualidade inferiores aos sintéticos e devem mudá-lo pelo menos uma vez por ano.
As vantagens dos óleos minerais para motor são as seguintes:
- São mais económicos que os sintéticos.
- Bons para carros antes de 1995, já que não têm o motor preparado para óleos sintéticos.
Um exemplo de um bom óleo mineral é o Mobil Super 1000 X1 15W40
1.2 Óleos semi-sintéticos
São constituídos por uma grande proporção de óleo mineral e uma pequena proporção de óleo sintético. Com esta mistura consegue-se reduzir o preço em relação aos sintéticos e melhorar a protecção, sendo a opção intermédia entre uns e os outros.
Um exemplo de um bom óleo semi-sintético é o Castrol Magnatec 10W40.
Óleos sintéticos
Os óleos sintéticos têm a base destilada dos minerais e são posteriormente submetidos a uma transformação em laboratório para cumprir certos requisitos.
São óleos tratados artificialmente para serem mais estáveis e são de maior qualidade que os minerais. O objectivo dos mesmos é dar maiores prestações graças à eliminação de todo o tipo de resíduos e componentes do óleo que que podem reagir e prejudicar o funcionamento do motor.
As vantagens dos óleos sintéticos para motor são as seguintes:
- Têm uma maior vida útil que os minerais (entre um ano e meio e dois anos).
- Melhoram a protecção do motor face a componentes e aditivos prejudiciais do óleo.
- Melhoram a potência e a vida útil do motor com respeito aos óleos minerais.
- Resistem melhor à pressão e ás temperaturas extremas.
Um exemplo de um bom óleo sintético é o Repsol Elite tdi 5W40-50501
Que tipo de óleo devo usar?
Depende. Em primeiro lugar, se tem utilizado um dos três tipos de óleo para o seu carro e tudo tem corrido bem, não o altere. Os motores podem não reagir bem a mudanças bruscas do tipo de óleo e, no caso de querer fazer essa alteração, é melhor fazê-lo pouco a pouco, passando primeiro pelo intervalo médio dos semi-sintéticos.
Por outro lado, como pôde comprovar, se o seu carro é antigo (anterior a 1995) deve sempre utilizar óleo mineral. Os motores deste tipo de carros não permitem o uso do sintético e, além de ser uma perda de dinheiro inútil, acabarão por danificar o motor do carro.
Óleos segundo a norma
Além das normas que tem cada fabricante (VAG, MB, FORD, OPEL, BMW, RENAULT, PSA, …) existem também organismos externos a eles que controlam a qualidade do óleo.
ACEA (“Asociación de Constructores Europeos de Automóviles”)
Esta norma indica a qualidade do óleo desta forma:
- Antes da norma EURO4: ACEA AX/BX (sendo a letra “A” para gasolina e a “B” para ligeiros a diesel). X indica a qualidade, economia de combustíveis, tipo de injecção, período de intervalo de manutenção, etc.
- Depois da norma EURO4: ACEA CX (sendo “C” para motores a gasolina e diesel ligeiros com tratamento de gases de escape). X também indica a qualidade, economia de combustíveis, tipo de injecção, período de intervalo de manutenção, etc.
API (“American Petroleum Institute”)
Este organismo indica a qualidade do óleo desta outra forma:
- API SX/CY (sendo “S” para veículos a gasolina e “C” para diesel). X, Y são letras progressivas que indicam a qualidade do mesmo.
Óleos segundo a viscosidade
A viscosidade é a propriedade mais importante do óleo. Porquê? Porque é a que determina a resistência do óleo quando flui e o funcionamento do mesmo com respeito à temperatura. No geral, é o valor chave para saber a qualidade de um óleo.
Este valor vem determinado pelo valor SAE, que determina o grau de viscosidade de um tipo de óleo e a estabilidade às alterações de temperatura. Os óleos que se utilizam nos veículos são principalmente multigraduado, já que no frio dispõem de uma viscosidade e em quente de outra. A viscosidade em frio é a que termina em W (de Winter) e a seguinte é a viscosidade em quente.
Dentro dos graus de viscosidade há dois tipos distintos: os monograduado e os multigraduado. A única diferença entre ambos é que os monograduado só têm um grau de viscosidade e os multigraduado possuem um alto índice e variação da mesma.
Nas embalagens de óleo poderá encontrar diferentes letras para identificar o grau de viscosidade e a resistência às temperaturas. Por exemplo, um óleo 5W-40 (“W” de Winter) serve para proteger o motor em temperaturas frias, e a sua viscosidade iria desde um monograduado 15 de baixas temperaturas até um monograduado 40 de altas temperaturas.
Em suma, esse 5W-40 tem certos componentes especiais que evitam que o óleo se torne muito denso no inverno e que fique muito aquoso no verão.
Que grau de viscosidade escolher para o óleo do seu carro?
Há sempre que seguir a recomendação do fabricante. Dependendo do tipo de motor, aconselham um alcance de viscosidades segundo a temperatura ambiente. Esta informação pode ser encontrada no manual do veículo.
Depois de ter visto a tabela de viscosidade, terá que ver qual é a temperatura média da sua zona e escolher o óleo adequado para ela.
Como escolher o óleo para o seu carro em 5 passos
Já sabemos tudo o que há para saber sobre os tipos de óleos. Agora devemos ir ao que realmente importa, que é saber qual o óleo mais adequado para o seu carro.
É complicado determinar exatamente que óleo usar, já que depende do modelo, das especificações do motor e de algumas outras variáveis. Portanto, iremos dar uma série de conselhos e passos para escolher o adequado e para que não se engane.
1. Verifique o manual do seu carro |
---|
Procure no manual do seu carro o tipo de óleo perfeito para o seu modelo. Normalmente vem indicado e isto permitirá poupar tempo, ainda que tenha de escolher entre diferentes opções. |
2. Não se engane nas normas do óleo! |
---|
Verifique que o óleo cumpre as normas do fabricante igual ou superior, já que um óleo de muito pior qualidade dará problemas ao motor do veículo. |
3. Compre um óleo de acordo com o lugar em que vive |
---|
Se vive num lugar frio, procura aqueles cujo número final seja baixo. Se vive num lugar quente, procure um número final maior. |
4. Não tente poupar com marcas de baixa qualidade |
---|
Por muito que o óleo seja para o seu motor e tenha a viscosidade adequada, se comprar uma marca cheia de aditivos e fabricada em más condições não vai servir de nada. Na Solução Ideal recomendamos marcas como Mobil1, que têm uma qualidade acima de quaisquer dúvidas. O bom é que comprando estes óleos na Solução Ideal poderá comprar óleos de primeira qualidade a um preço muito reduzido, e os gastos de envio são grátis acima de 75€. |
5. Não mude bruscamente de um óleo para outro, nem misture óleos de qualidades diferentes |
---|
Quando vai mudar o óleo do carro, nunca mude de um tipo para outro de forma brusca, nem misture óleos cuja qualidade seja diferente. Quando são feitas essas misturas, o óleo de pior qualidade é o que prevalece e acabará por reduzir as prestações do outro, diminuindo a duração da sua vida útil e todas as suas características. |
Para terminar, se vai mudar por si mesmo o óleo do seu carro, recomendamos este artigo em que é explicado passo a passo como o fazer: