Saiba tudo sobre o filtro de arO “Pulmão” do MotorO filtro de ar protege o motor da agressão de poluentes que acabariam por se transformar numa massa abrasiva.Consoante a sua cilindrada, um motor consome entre 200 a 500 metros de ar por hora. Ora, o ar absorvido vem carregado de impurezas, variável de...

O funcionamento de uma caixa de velocidades
O funcionamento de uma caixa de velocidades
O funcionamento de uma caixa de
velocidades, num automóvel, serve para desmultiplicar a rotação do motor para o
diferencial, por forma a transformar a potência do motor em força ou
velocidade, fato que dependerá da necessidade.
velocidades, num automóvel, serve para desmultiplicar a rotação do motor para o
diferencial, por forma a transformar a potência do motor em força ou
velocidade, fato que dependerá da necessidade.
De uma forma geral e
simplificada, quanto maior a rotação do motor em relação à rotação do eixo,
maior será a força e, quanto menor a rotação do motor em relação à rotação do
eixo, maior será a velocidade. Note-se que o eixo não gira à mesma rotação nem
da cambota, nem da saída do diferencial (semi-eixos). Em suma, a cada marcha ou
velocidade da caixa a proporção rotação do motor/rotação do eixo varia
solidariamente.
simplificada, quanto maior a rotação do motor em relação à rotação do eixo,
maior será a força e, quanto menor a rotação do motor em relação à rotação do
eixo, maior será a velocidade. Note-se que o eixo não gira à mesma rotação nem
da cambota, nem da saída do diferencial (semi-eixos). Em suma, a cada marcha ou
velocidade da caixa a proporção rotação do motor/rotação do eixo varia
solidariamente.
Uma caixa de velocidades típica
possui duas séries principais de carretos, a do veio principal, que recebe do
volante do motor a rotação do motor por intermédio da embraiagem, e a do veio
secundário, que transmite um submúltiplo dessa rotação ao eixo.
possui duas séries principais de carretos, a do veio principal, que recebe do
volante do motor a rotação do motor por intermédio da embraiagem, e a do veio
secundário, que transmite um submúltiplo dessa rotação ao eixo.
No veio principal os carretos
encontram-se em rotação livre, o que permite que, em ponto morto não ocorra a
transferência da rotação. No entanto, os carretos do veio secundário
encontram-se firmemente ligados ao veio secundário, com excepção do carreto da
marcha atrás. A cada carreto do veio primário corresponde um outro carreto,
devidamente engatado, do veio secundário. Aqui, são as dimensões dos carretos
que especificam a proporção da (des) multiplicação desejada.
encontram-se em rotação livre, o que permite que, em ponto morto não ocorra a
transferência da rotação. No entanto, os carretos do veio secundário
encontram-se firmemente ligados ao veio secundário, com excepção do carreto da
marcha atrás. A cada carreto do veio primário corresponde um outro carreto,
devidamente engatado, do veio secundário. Aqui, são as dimensões dos carretos
que especificam a proporção da (des) multiplicação desejada.
Aquando da selecção de uma mudança através da alavanca
das velocidades, é engatado um carreto ao veio principal por meio de um
bloqueador (do movimento livre do carreto para o veio) que, nos dias de hoje,
desempenha a função de sincronizador. Com um funcionamento semelhante ao da
embraiagem (transmissão por acoplagem), embora os carretos disponham de dentes
que facilitam o encaixe do sincronizador, a força do veio principal
transmite-se do carreto bloqueado para o carreto correspondente do veio
secundário.
das velocidades, é engatado um carreto ao veio principal por meio de um
bloqueador (do movimento livre do carreto para o veio) que, nos dias de hoje,
desempenha a função de sincronizador. Com um funcionamento semelhante ao da
embraiagem (transmissão por acoplagem), embora os carretos disponham de dentes
que facilitam o encaixe do sincronizador, a força do veio principal
transmite-se do carreto bloqueado para o carreto correspondente do veio
secundário.
No
caso da marcha atrás, entra em contacto um carreto suplementar do bloco
secundário responsável pela mudança de direcção da rotação do eixo, e
consequentemente, da marcha do veículo. Este carreto é de dimensões tipicamente
semelhantes ao da primeira velocidade, o que permite ao automóvel dispor de
força para realizar manobras em superfícies íngremes.
caso da marcha atrás, entra em contacto um carreto suplementar do bloco
secundário responsável pela mudança de direcção da rotação do eixo, e
consequentemente, da marcha do veículo. Este carreto é de dimensões tipicamente
semelhantes ao da primeira velocidade, o que permite ao automóvel dispor de
força para realizar manobras em superfícies íngremes.
Author
Related Projects
Read More
Saiba tudo sobre o filtro de óleoO Purificador do “Sistema Sanguíneo”O filtro de óleo retém as partículas abrasivas, as sujidades e os resíduos de combustão.Para um bom funcionamento do motor, é absolutamente necessário garantir, por um lado, a limpeza do filtro e, por outro lado, as qualidades intrínsecas do óleo…O...
Saiba tudo sobre o filtro de combustívelProtecção do Sistema de AlimentaçãoO filtro de gasolina assegura a protecção do carburador ou injector através da eliminação das impurezas e da água. O filtro de combustível tem a função de eliminar as impurezas em suspensão no carburante. Um filtro obstruído pode provocar falhas na alimentação, o...
Saiba tudo sobre o filtro de habitáculoUma questão de saúdeOs filtros de habitáculo são a barreira contra a névoa invisível de gases, poeiras, fuligem e pólen, presentes em qualquer estrada.Uma névoa invisível de gases nocivos, como ozono, óxido nítrico, dióxido de enxofre e hidrocarbonetos, assim como poeiras, fuligem e pólen, são uma...