
Saiba tudo sobre o filtro de habitáculo
Saiba tudo sobre o filtro de habitáculo
Uma questão de saúde
Os filtros de habitáculo são a barreira contra a névoa invisível de gases, poeiras, fuligem e pólen, presentes em qualquer estrada.
Uma névoa invisível de gases
nocivos, como ozono, óxido nítrico, dióxido de enxofre e hidrocarbonetos, assim
como poeiras, fuligem e pólen, são uma realidade em qualquer estrada do mundo.
Esta fermentação de elementos suspensos no ar é extremamente prejudicial para a
saúde, tornando-se ainda mais forte quando os veículos arrancam em sinais
luminosos ou no trânsito pára-arranca.
nocivos, como ozono, óxido nítrico, dióxido de enxofre e hidrocarbonetos, assim
como poeiras, fuligem e pólen, são uma realidade em qualquer estrada do mundo.
Esta fermentação de elementos suspensos no ar é extremamente prejudicial para a
saúde, tornando-se ainda mais forte quando os veículos arrancam em sinais
luminosos ou no trânsito pára-arranca.
A esta poluição provocada pelo
homem, junta-se, ainda, o pólen natural existente no ar. Tudo isto pode
despoletar reacções alérgicas tais como febres altas ou mesmo asma.
homem, junta-se, ainda, o pólen natural existente no ar. Tudo isto pode
despoletar reacções alérgicas tais como febres altas ou mesmo asma.
Tal como um aspirador, um carro
absorve o ar poluído e difunde-o no interior de forma natural ou através do
sistema de ar condicionado. Aí, o pólen, fuligem do Diesel e gases de escape,
são armazenados durante um período longo de tempo, poluindo o ar que os
ocupantes respiram. Investigações mostram que a concentração de fumos de escape
e fuligem no interior de uma viatura é consideravelmente maior que no ar
imediatamente em redor desse veículo.
absorve o ar poluído e difunde-o no interior de forma natural ou através do
sistema de ar condicionado. Aí, o pólen, fuligem do Diesel e gases de escape,
são armazenados durante um período longo de tempo, poluindo o ar que os
ocupantes respiram. Investigações mostram que a concentração de fumos de escape
e fuligem no interior de uma viatura é consideravelmente maior que no ar
imediatamente em redor desse veículo.
Os filtros de habitáculo quando
em boas condições – devem ser substituídos de acordo com o recomendado pelo
construtor do veículo – protegem os condutores e passageiros contra esta
situação danosa, tendo-se tornado um equipamento standard em carros e camiões
nos últimos 10 anos.
em boas condições – devem ser substituídos de acordo com o recomendado pelo
construtor do veículo – protegem os condutores e passageiros contra esta
situação danosa, tendo-se tornado um equipamento standard em carros e camiões
nos últimos 10 anos.
Na indústria automóvel, os
engenheiros distinguem entre o filtro de habitáculo com elementos filtrantes
contra partículas, e o filtro combinado que também contêm carbono activo.
Filtros de partículas consistem de material que filtra o pó, fuligem e pólen
quase totalmente se o material for de boa qualidade. Mas é somente em
combinação com o carbono activo que os gases de escape podem ser extraídos do
ar.
engenheiros distinguem entre o filtro de habitáculo com elementos filtrantes
contra partículas, e o filtro combinado que também contêm carbono activo.
Filtros de partículas consistem de material que filtra o pó, fuligem e pólen
quase totalmente se o material for de boa qualidade. Mas é somente em
combinação com o carbono activo que os gases de escape podem ser extraídos do
ar.
Os constituintes base do carbono
activado são a lignite, carvão, turfa ou mesmo o cocô, que são “carbonizados”
para formarem um material esponjoso. O carbono é ativo porque absorve moléculas
de gás, isto é, prende as moléculas à superfície dos poros. A função do carbono
activo depende da estrutura dos poros e tamanho da superfície interior.
Geralmente, o carbono ativo é inserido nos filtros de habitáculo na forma de
grãos de tamanho milimétrico. Entre 100 e 300 gramas de carbono ativo é usado
em cada filtro.
activado são a lignite, carvão, turfa ou mesmo o cocô, que são “carbonizados”
para formarem um material esponjoso. O carbono é ativo porque absorve moléculas
de gás, isto é, prende as moléculas à superfície dos poros. A função do carbono
activo depende da estrutura dos poros e tamanho da superfície interior.
Geralmente, o carbono ativo é inserido nos filtros de habitáculo na forma de
grãos de tamanho milimétrico. Entre 100 e 300 gramas de carbono ativo é usado
em cada filtro.
Os filtros de habitáculo são
normalmente compostos por três camadas. A primeira camada colecta graus de
poeira com um diâmetro maior que cinco mícrones. A segunda camada tem poros
mais finos e absorve partículas com cerca de um mícron. A terceira camada,
geralmente, consiste de uma camada rugosa que dá ao filtro a resistência para
resistir à turbulência do ar. Os grãos de carbono ativo estão localizados entre
as camadas dois e três.
normalmente compostos por três camadas. A primeira camada colecta graus de
poeira com um diâmetro maior que cinco mícrones. A segunda camada tem poros
mais finos e absorve partículas com cerca de um mícron. A terceira camada,
geralmente, consiste de uma camada rugosa que dá ao filtro a resistência para
resistir à turbulência do ar. Os grãos de carbono ativo estão localizados entre
as camadas dois e três.
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Filtro de Habitáculo |
Quando se deve mudar o filtro de habitáculo
Além dos filtros descritos, que
protegem o motor, deve ter-se em conta o filtro de habitáculo, que protege a
respiração do condutor e passageiros no interior do automóvel, e que deve ser
substituído quando diminui notavelmente a entrada de ar no habitáculo, sendo
que os primeiros sintomas notam-se antes dos 10000 quilómetros. Se o veículo
não vem equipado de origem com um filtro de habitáculo, consulte as
possibilidades de adaptação. No caso dos filtros de habitáculo, também é muito
importante recorrer-se a marcas de prestígio, já que os seus componentes,
distintos dos filtros do motor, devem ser de alta tecnologia.
protegem o motor, deve ter-se em conta o filtro de habitáculo, que protege a
respiração do condutor e passageiros no interior do automóvel, e que deve ser
substituído quando diminui notavelmente a entrada de ar no habitáculo, sendo
que os primeiros sintomas notam-se antes dos 10000 quilómetros. Se o veículo
não vem equipado de origem com um filtro de habitáculo, consulte as
possibilidades de adaptação. No caso dos filtros de habitáculo, também é muito
importante recorrer-se a marcas de prestígio, já que os seus componentes,
distintos dos filtros do motor, devem ser de alta tecnologia.
Se ocorrem um ou mais dos seguintes factores, então está na altura de substituir o filtro do habitáculo:
- Há mais de 1 ano ou 15 mil quilómetros
que não troca o filtro do habitáculo; - Sente-se
algum mau cheiro no interior do veículo quando se liga o ar condicionado ou na ventilação; - Nota-se
que se deposita sujeira na face interna do pára-brisas; - Quando o pára-brisas está
embaciado, a eliminação do vapor é lenta ou parcial; - Nota-se que se deposita pó no
painel do veículo; - Houve uma redução na quantidade
de ar que entra no veículo pelo sistema de ar condicionado ou de ventilação.
De seguida mostramos os produtos utilizados neste tutorial, onde ao clicar na imagem será redireccionado para o nosso site:
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