4 principais razões para o fumo negro do escape em motores a diesel
4 PRINCIPAIS razões para o FUMO NEGRO do escape em motores a Diesel
Imagine aquelas vezes em vai a conduzir, e o carro á sua frente lança
um fumo negro pelo escape, que nos tapa completamente a visão. É uma situação
bastante comum e é rara a semana em que não nos cruzamos com um veículo que se
encontra nestas condições. A questão que se coloca é, sabe o que significa esse
fumo negro e quais as consequências para si e para o veículo?
um fumo negro pelo escape, que nos tapa completamente a visão. É uma situação
bastante comum e é rara a semana em que não nos cruzamos com um veículo que se
encontra nestas condições. A questão que se coloca é, sabe o que significa esse
fumo negro e quais as consequências para si e para o veículo?
Pois fique a saber que, se é o
caso do seu carro, está a perder dinheiro. O fumo negro, por norma, representa
um excesso de combustível a ser queimado pelo motor do seu carro. Isto é, está
a gastar mais combustível do que deveria! Para além disso, faz a carbonização
das velas, que por sua vez prejudica a sua ignição e prejudica também o
desempenho do veículo.
A situação anterior, é a mais
comum, mas este tipo de problema, poderá estar também relacionado com a
sobrecarga/sobretaxa de compressão do motor ou até mesmo, de um desequilíbrio
na relação à mistura, ar/combustível. Problemas na injecção do veículo, é
também responsável pela emissão elevada de fumo preto. Seja qual for a causa, o
importante é levar o seu carro a uma oficina para resolver o problema.
Se o seu veículo está nesta
situação resolva o problema o mais rápido possível, pelo ambiente, pela sua
carteira e pela carteira do nosso país!
# 1 – Falha na entrega de combustível
Veja o sistema de fornecimento de combustível. Experimente primeiro as coisas mais simples. Faça uma revisão ao injetor e sistema EGR. Se houver um problema poderá ser uma válvula EGR que precisa de ser substituída. Se isso não resolver, provavelmente é um problema mecânico.
Verifique os injetores. É possível que estejam entupidos ou que simplesmente precisem de ser substituídos. Folgas nas válvulas podem causar os mesmos problemas, mas isso não é comum!
2 – Filtro de ar sujo ou entupido
O fumo preta que sai do escape significa uma coisa: o combustível é apenas combustível parcialmente queimado. Um motor normal queima todo o seu combustível, liberando água e CO2. Fumo preto indica que algo está a causar uma queima parcial do combustivel e uma mistura de ar / combustível incorrecto é o resultado.
Porque o combustível diesel é apenas uma parte da mistura no processo de combustão, temos de ter um olhar para o outro: ar. Se não há ar suficiente a entrar no motor, a mistura vai ficar muito rica, ou seja, o ratio irá favorecer o combustível.
Verifique o filtro de ar para motores de arranque e substitua-o se estiver sujo . Se não houver ar suficiente a entrar, então encontrou o culpado.
3 – Sensor MAF estragado
Uma proporção adequada de ar / combustível é importante para garantir que todo o combustível seja queimado. Não só precisa de garantir que o filtro de ar está a deixar entrar o ar suficiente, mas também precisa para se certificar de que o computador do veículo está a medir corretamente a quantidade de ar que entra.
O sensor de fluxo de ar de massa (MAF) é responsável por garantir que a quantidade correta de combustível seja misturada com o ar que entra no motor. Se o sensor MAF estiver estragado , ele pode registrar mais fluxo de ar do que quele que está realmente a ocorrer. Isso resulta numa quantidade excessiva de combustível a ser injetada no motor. O resultado final é combustível não queimado que surge como fumo negro.
4 – Depósitos de carbono excessivos
Se o seu carro for mais antigo e tiver mais quilómetros rodados, pode muito bem ser que ele simplesmente tenha acumulado uma grande quantidade de produto de combustão em áreas críticas, resultando em um funcionamento abaixo do ideal. Como o diesel funciona por mais tempo e o fato de o diesel ser um combustível bruto, sem detergentes da refinaria, os motores a diesel estão sujeitos ao acumular de carbono
A correção na maioria dos casos é fácil. Adicione um aditivo ao seu combustível diesel e faça-o regularmente. Os que aconselhamos são os aditivos da CRC e Bardhal. Ambos são conhecidos por fazer um trabalho fantástico.
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