Como funciona um radiador automóvel?
Conhecido também como radiador de arrefecimento, o radiador pode ser encontrado em todos os veículos que têm refrigeração a água. Este é o nome dado para os equipamentos presente num sistema fechado que, para realizar a troca de calor do ar, normalmente utilizam alguma outra substância, como líquidos.
Estrutura do radiador:
O núcleo do radiador é formado por diversos canais e tubos que formam uma espécie de colmeia, possibilitando a passagem do ar. O radiador é desenvolvido de uma forma, que a área de contacto do equipamento e o ar sejam a maior possível, acelerando a troca de calor. O radiador é instalado na parte frontal do veículo, sendo conectado ao motor por cabos.
Para que serve um radiador:
A passagem do ar pelo radiador tem como objectivo arrefecer o líquido de arrefecimento, que inclusive, tirou o calor dos outros equipamentos do automóvel. Existem modelos de radiadores que possuem ventoinhas para facilitar o arrefecimento do líquido. No caso dos automóveis, porém, trabalha-se em conjunto as ventoinhas e o próprio ar, que entra nesse sistema graças à movimentação do veículo.
Quando a temperatura do radiador excede o limite considerado ideal, pode ocorrer uma série de complicações, como a dilatação dos componentes móveis, causando o atrito e podendo bloquear o movimento. Além disso, esse aquecimento excessivo pode aumentar a pressão do motor e a chegar a romper a mangueira, a boca ou até a tampa do radiador.
Funcionamento do radiador:
Os radiadores actuais possuem alguns aditivos que aumentam o ponto de ebulição do líquido que será arrefecido. Isto deve ser feito pelo facto de que a água ferve quando chega aos 100 graus e os motores precisam que a temperatura esteja entre 115 e 135 graus.
Nos veículos mais antigos, o funcionamento do radiador era algo mais simples. A água passava por dentro do motor através dos túneis, absorvendo o calor. De seguida, o radiador arrefecia o líquido com ventoinhas e ar, gerado pelo movimento.
Outro modelo de radiador:
Menos utilizado do que um radiador comum, o radiador de óleo é utilizado nos veículos para arrefecer o óleo do cárter ou o fluído da transmissão. Para arrefecer a temperatura interna dos veículos, pode-se utilizar o radiador de climatização, instalado no painel do carro. Esse tipo de radiador pode ser utilizado tanto para aquecer o interior do carro como arrefece-lo.
Para aquecer o automóvel, o radiador utiliza o próprio líquido do radiador do automóvel. No entanto para reduzir a temperatura do carro, o radiador precisa de recorrer a gases específicos.
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