4 dicas para usar brocas craneanas

4 dicas para usar brocas craneanas

Para instalar interruptores ou tubos, muitas vezes é necessário abrir furos grandes. Por isso, são necessárias brocas com formas especiais, fabricadas com materiais próprios.



Para trabalhar em madeira ou plástico macio, além de um berbequim com percussão, precisa de acessórios especiais – as denominadas coroas de serra ou serras craneanas. Estas permitem-lhe abrir furos em materiais macios como placas de fibra ou madeira.

  1. Para trabalhar metal e plásticos duros, já deverá recorrer a ferramentas de aço rápido (HSS).
  2. Se, por outro lado, pretender perfurar pedra ou ladrilhos, é recomendável que use as brocas multifunções de metal duro. Estas são próprias para madeiras duras, derivados de madeira e placas de material estratificado.
  3. Quanto mais duro for o material, maior é a força de atrito entre o material e a ferramenta. Por isso, os furos em ladrilhos ou betão têm de ser refrigerados com uma emulsão para perfuração especial, com pasta lubrificante ou com óleo para máquinas.
  4. A segurança é essencial: devido ao grande perímetro destas brocas, as forças que surgem durante os trabalhos são muito superiores às que surgem quando se usam brocas normais. Os berbequins modernos são tão potentes que, quando bloqueados, deixa de ser possível segurá-los. Por isso, quando perfurar, use um punho adicional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Projects