Saiba tudo sobre o filtro de óleo

Saiba tudo sobre o filtro de óleo





O Purificador do “Sistema Sanguíneo”



O filtro de óleo retém as partículas abrasivas, as sujidades e os resíduos de combustão.


Para um bom funcionamento do motor, é absolutamente necessário garantir, por um lado, a limpeza do filtro e, por outro lado, as qualidades intrínsecas do óleo…O que implica uma vigilância periódica dos elementos de filtragem e a sua substituição no decorrer de cada operação de drenagem do óleo.
Tal como o corpo humano, também o motor de um veículo possui um “sistema sanguíneo”: trata-se do circuito de óleo. Do mesmo modo, também este respira o ar ambiente e consome um líquido: o carburante.
Tal como todos nós, também o motor não consegue viver sem líquidos limpos. As partículas abrasivas, de origens internas e externas, provocam um desgaste significativo, podendo, inclusivamente, danificar o motor. Torna-se, pois, necessário reduzir para o mínimo o tamanho e a quantidade destas partículas. Esta tarefa está confiada à filtragem.
Nos motores, os filtros de óleo impedem a passagem das impurezas de origens externas ou internas. Deste modo, os referidos filtros desempenham um papel fundamental na longevidade dos motores.
A mudança do filtro de óleo conserva os desempenhos do motor e prolonga o tempo de vida útil deste. É importante respeitar as indicações dos construtores quanto à substituição do filtro de óleo, normalmente na altura da substituição do óleo.


O que é o Filtro de Óleo


O filtro de óleo desempenha um
papel fundamental na performance, no rendimento e na manutenção de um veículo.
Tem por objectivo filtrar impurezas geradas durante o processo de combustão e
impedir a sua entrada no depósito no motor, minimizando danos a curto, médio e
longo prazo. Em termos práticos, os filtros de óleo para automóveis não filtram
todas as impurezas, apenas as maiores. As mais pequenas que conseguem
atravessar mantêm-se suspensas no óleo. Isto é perfeitamente normal.

Filtro de Óleo

Quando deve mudar o Filtro de Óleo


Este pode considerar-se como dos elementos de maior importância na manutenção de um motor, merecendo a maior atenção a sua qualidade e tempo de uso.
A qualidade, difícil de descortinar pelo utilizador, pode determinar-se pela sua experiência e, sobretudo, sabendo se está homologado pelos fabricantes de veículos, ou se cumpre as normas internacionais. A sua duração, tendo em conta que os óleos actuais duram em média 10 mil quilómetros ou mais, em lugar dos 4 ou 5 mil quilómetros que se verificava há alguns anos, não deve exceder a quilometragem ao fim da qual se realiza a troca do óleo, ou seja, cerca de 10 mil quilómetros.
Se não for assim, toda a sujidade acumulada no boião do filtro ao longo de 10 mil quilómetros de trabalho (que o manterá próximo do “transbordar”), será arrastada de novo pelo óleo limpo através do circuito de lubrificação. Lembre-se que “mudar o óleo e não mudar o filtro, é como tomar duche e não mudar a roupa interior” ou “fumar dois cigarros através do mesmo filtro”.
O funcionamento do filtro de óleo


Cada filtro tem uma função muito
específica. O filtro de óleo retém as impurezas e outras partículas para manter
o óleo do motor limpo. Uma má filtração pode danificar irremediavelmente o
motor. O filtro de ar desempenha um papel fundamental no bom funcionamento do
veículo.
Como mudar o filtro de óleo


Sem óleo
no motor devemos agora remover o filtro de óleo. O filtro poderá ser um
elemento completo ou em alguns motores mais recentes ser um filtro de cartucho
protegido por uma tampa de plástico.
Deve-se
colocar um recipiente por baixo do filtro do óleo, se possível, e remover o
mesmo com recurso a uma chave de filtros uma vez que é difícil a sua remoção à
mão. Ao remover o filtro irá escorrer algum óleo. A borracha vedante do filtro
deve ser removida, por vezes esta separa-se do filtro e acaba por ficar
agarrada ao motor. Um novo vedante vem sempre com o filtro.



A borracha
do novo filtro deve levar um pouco de óleo, basta passar com o dedo para evitar
que esta fique agarrada ao motor na próxima muda de óleo.

O filtro
deve ser apertado à mão, e apenas apertado com uma chave quando assim indicado
no filtro ou no manual do carro, respeitando sempre a força de aperto. No caso
dos carros com o filtro de cartucho este deve ser encaixado à mão e a tampa do
mesmo fechada com chave respeitando a força de aperto.

Pode ainda
ser colocada uma pequena quantidade de óleo no novo filtro para evitar que este
rode sem óleo durante alguns segundos ao ligar o motor.


De seguida mostramos os produtos utilizados neste tutorial, onde ao clicar na imagem será redireccionado para o nosso site:

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