A função das correias de distribuição
Entre as inúmeras vantagens de uma correia de distribuição, destaque para a sua falta de eficácia, ao seu baixo custo, o facto de não necessitar de lubrificação e de trabalhar em total silêncio. Nos últimos anos, os motores têm sido feitos de forma mais compacta. Ao mesmo tempo, o número de componentes que integram o mecanismo de que faz parte uma correia de distribuição, aumentou.
Este desenvolvimento faz com que as correias de distribuição necessitem de ser simultaneamente mais fortes e flexíveis. Ao mesmo tempo, estas devem suportar temperaturas elevadas porque o calor se concentra em redor do motor, dificilmente conseguindo-se dissipar devido às dimensões reduzidas do próprio compartimento do motor.
Para além disso, os fabricantes de veículos pedem com cada vez mais frequência fiabilidade e duração. Estas exigências podem-se satisfazer investindo a longo prazo em investigação, no desenvolvimento do produto e na garantia de qualidade.
Função das correias de distribuição
A
principal função de uma correia de distribuição é de assegurar uma distribuição
correcta entre a árvore de cames e o eixo. Como uma engrenagem, os dentes da
correia de distribuição adaptam-se ao perfil da roda dentada. A árvore de cames
põe a funcionar as válvulas, enquanto os pistons do motor, através das bielas,
movem o eixo. Este princípio de movimento assegura uma distribuição
sincronizada, e que o eixo e a árvore de cames tenham velocidades de rotação
proporcionais constantes. Além disso, é cada vez mais comum que a correia de
distribuição accione outras funções, incluindo a bomba de injecção, a bomba de
água e o eixo de equilíbrio.
principal função de uma correia de distribuição é de assegurar uma distribuição
correcta entre a árvore de cames e o eixo. Como uma engrenagem, os dentes da
correia de distribuição adaptam-se ao perfil da roda dentada. A árvore de cames
põe a funcionar as válvulas, enquanto os pistons do motor, através das bielas,
movem o eixo. Este princípio de movimento assegura uma distribuição
sincronizada, e que o eixo e a árvore de cames tenham velocidades de rotação
proporcionais constantes. Além disso, é cada vez mais comum que a correia de
distribuição accione outras funções, incluindo a bomba de injecção, a bomba de
água e o eixo de equilíbrio.
Tensores e Roldanas
Uma
distribuição sincronizada não envolve somente a correia de distribuição e as
rodas dentadas, mas também os tensores de correia e roldanas. As roldanas são
componentes desenhados como qualquer outro elemento de rolamento. A sua parte
interior é formada por várias esferas de metal que rolam numa ranhura,
movimentando-se suave e facilmente.
distribuição sincronizada não envolve somente a correia de distribuição e as
rodas dentadas, mas também os tensores de correia e roldanas. As roldanas são
componentes desenhados como qualquer outro elemento de rolamento. A sua parte
interior é formada por várias esferas de metal que rolam numa ranhura,
movimentando-se suave e facilmente.
Roldanas Tensoras
As roldanas tensoras garantem uma
tensão adequada da correia. Existem dois tipos de tensores de correia. A
correia pode ser tensada por um tensor automático ou pode ser ajustada
manualmente durante a instalação. O tipo mais comum de tensor de correia é o manual.
A tensão adequada obtém-se por meio de um mecanismo tensor excêntrico ou por
meio do deslocamento de uma placa.
tensão adequada da correia. Existem dois tipos de tensores de correia. A
correia pode ser tensada por um tensor automático ou pode ser ajustada
manualmente durante a instalação. O tipo mais comum de tensor de correia é o manual.
A tensão adequada obtém-se por meio de um mecanismo tensor excêntrico ou por
meio do deslocamento de uma placa.
Roldanas
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