Como aparafusar e furar em alvenaria e betão?

Como aparafusar e furar em alvenaria e betão?

Como seriam as paredes se não houvesse parafusos? Descubra aqui tudo aquilo a que deve prestar atenção para instalar candeeiros, estantes e muito mais sem esforço e, sobretudo, para que corra tudo bem ao furar.


Procedimento

Tenha em consideração as seguintes dicas para evitar abrir furos inclinados ou demasiado grandes:
  1. Seleccione em primeiro lugar os parafusos adequados para o seu projecto, assim como as buchas adequadas aos mesmos. Geralmente usam-se buchas de expansão para as montagens em paredes.
  2. Para furar alvenaria clássica, o ideal é um berbequim com percussão. Caso pretenda furar betão muito duro, poderá necessitar eventualmente de um martelo perfurador.
  3. Com a ajuda de um detector, certifique-se de que não passam cabos de electricidade nem tubos de água no local onde vai furar. Use óculos de protecção para furar.
  4. Determine a posição exacta dos furos, marcando-as com um lápis. Um laser de linhas cruzadas facilita essa tarefa.
  5. Seleccione uma broca para pedra com o mesmo diâmetro que o da bucha que pretende utilizar. Fixe a broca correctamente centrada e presa na bucha.
  6. Aproxime a ponta da broca da parede na perpendicular. Se não conhecer bem as características da parede, comece por furar sem percussão, ligando-a apenas quando sentir resistência. Exerça pressão sobre a máquina só quando a broca estiver fixa.
  7. Afunde o furo até uma profundidade suficiente para que tanto a bucha como o parafuso encaixem perfeitamente. Se necessário, utilize um batente de profundidade. Para retirar a broca, deixe-a funcionar a baixas rotações.
  8. Remova o pó da perfuração do furo, para que a bucha se fixe com maior firmeza.
  9. As aparafusadoras (sem fio) e os berbequins-aparafusadores (sem fio) são ideais para aparafusar. Em situações ocasionais de necessidade, também se pode recorrer a berbequins.
  10. Coloque na sua ferramenta a ponta exactamente adequada para o parafuso (adaptador de aparafusamento). Caso contrário, podem ocorrer deslizes ao aparafusar. Os parafusos “Torx” proporcionam o melhor apoio, os parafusos “em cruz” (cujo termo técnico é Pozidriv ou Philips) são, de um modo geral, mais adequados do que os parafusos de fenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Projects