Como funciona o amortecedor?
Os amortecedores são basicamente bombas de óleo. Um pistão encontra-se ligado ao extremo de uma haste e funciona contra um fluido hidráulico no tubo de pressão. À medida que a suspensão sobe e desce, o fluido hidráulico é forçado a passar por orifícios minúsculos no interior do pistão. Todavia, os orifícios apenas permitem a passagem de uma pequena quantidade de fluido pelo pistão, o que o retarda e, por sua vez, retarda também o movimento da mola e da suspensão.
Amortecedores |
A quantidade de resistência que um amortecedor desenvolve depende da velocidade da suspensão e do número e dimensão dos orifícios no pistão, juntamente com a quantidade e espessura dos discos das válvulas.
Quanto mais depressa se move a suspensão, maior resistência o amortecedor oferece. Como resultado, o amortecedor e a mola reduzem as seguintes condições do veículo:
- Ressalto
- Rolamento
- Abaixamento da travagem
- Afundamento na aceleração
Modo de Funcionamento do Amortecedor |
Seguindo o principio universal da Física segundo o qual a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada, o amortecedor transforma em calor a energia cinética armazenada pela mola durante o movimento de compressão.
Quais as principais funções de um amortecedor?
- Controlar o movimento das molas e da suspensão
- Permitir uma manobra e travagem consistentes
- Contribuir para manter as rodas em contacto com a estrada
- Manter o alinhamento dinâmico das rodas
- Controlar o ressalto, rolamento (indicação e balanço), e afundamento do veículo durante a travagem e a aceleração
- Reduzir o desgaste dos outros sistemas
- Promover o desgaste uniforme e equilibrado dos pneus e travões
- Reduzir o cansaço do condutor
Quais as principais diferenças entre estruturas e amortecedores?
Uma estrutura é uma espécie de amortecedor que também possui funções de ligação e apoio das molas. É um componente estrutural fundamental do veículo. Isto significa que, para além das funções convencionais dos amortecedores, a estrutura suporta o peso do veículo, mantendo simultaneamente a orientação correcta das rodas em relação ao chassis do veículo. As estruturas encontram-se também preparadas para transmitir as forças de tracção dos pneus entre a estrada e o veículo.
De seguida mostramos os produtos de limpa pára-brisas, onde ao clicar na imagem será redireccionado para o nosso site:
Author
Related Projects
Read More