Saiba tudo sobre o filtro de arO “Pulmão” do MotorO filtro de ar protege o motor da agressão de poluentes que acabariam por se transformar numa massa abrasiva.Consoante a sua cilindrada, um motor consome entre 200 a 500 metros de ar por hora. Ora, o ar absorvido vem carregado de impurezas, variável de...

Como funciona um radiador automóvel?
Como funciona um radiador automóvel?
Conhecido também como radiador de arrefecimento, o radiador pode ser encontrado em todos os veículos que têm refrigeração a água. Este é o nome dado para os equipamentos presente num sistema fechado que, para realizar a troca de calor do ar, normalmente utilizam alguma outra substância, como líquidos.
Estrutura do radiador:
O núcleo do radiador é formado por diversos canais e tubos que formam uma espécie de colmeia, possibilitando a passagem do ar. O radiador é desenvolvido de uma forma, que a área de contacto do equipamento e o ar sejam a maior possível, acelerando a troca de calor. O radiador é instalado na parte frontal do veículo, sendo conectado ao motor por cabos.
Para que serve um radiador:
A passagem do ar pelo radiador tem como objectivo arrefecer o líquido de arrefecimento, que inclusive, tirou o calor dos outros equipamentos do automóvel. Existem modelos de radiadores que possuem ventoinhas para facilitar o arrefecimento do líquido. No caso dos automóveis, porém, trabalha-se em conjunto as ventoinhas e o próprio ar, que entra nesse sistema graças à movimentação do veículo.
Quando a temperatura do radiador excede o limite considerado ideal, pode ocorrer uma série de complicações, como a dilatação dos componentes móveis, causando o atrito e podendo bloquear o movimento. Além disso, esse aquecimento excessivo pode aumentar a pressão do motor e a chegar a romper a mangueira, a boca ou até a tampa do radiador.
Funcionamento do radiador:
Os radiadores actuais possuem alguns aditivos que aumentam o ponto de ebulição do líquido que será arrefecido. Isto deve ser feito pelo facto de que a água ferve quando chega aos 100 graus e os motores precisam que a temperatura esteja entre 115 e 135 graus.
Nos veículos mais antigos, o funcionamento do radiador era algo mais simples. A água passava por dentro do motor através dos túneis, absorvendo o calor. De seguida, o radiador arrefecia o líquido com ventoinhas e ar, gerado pelo movimento.
Outro modelo de radiador:
Menos utilizado do que um radiador comum, o radiador de óleo é utilizado nos veículos para arrefecer o óleo do cárter ou o fluído da transmissão. Para arrefecer a temperatura interna dos veículos, pode-se utilizar o radiador de climatização, instalado no painel do carro. Esse tipo de radiador pode ser utilizado tanto para aquecer o interior do carro como arrefece-lo.
Para aquecer o automóvel, o radiador utiliza o próprio líquido do radiador do automóvel. No entanto para reduzir a temperatura do carro, o radiador precisa de recorrer a gases específicos.
Author
Related Projects
Read More
Saiba tudo sobre o filtro de óleoO Purificador do “Sistema Sanguíneo”O filtro de óleo retém as partículas abrasivas, as sujidades e os resíduos de combustão.Para um bom funcionamento do motor, é absolutamente necessário garantir, por um lado, a limpeza do filtro e, por outro lado, as qualidades intrínsecas do óleo…O...
Saiba tudo sobre o filtro de combustívelProtecção do Sistema de AlimentaçãoO filtro de gasolina assegura a protecção do carburador ou injector através da eliminação das impurezas e da água. O filtro de combustível tem a função de eliminar as impurezas em suspensão no carburante. Um filtro obstruído pode provocar falhas na alimentação, o...
Saiba tudo sobre o filtro de habitáculoUma questão de saúdeOs filtros de habitáculo são a barreira contra a névoa invisível de gases, poeiras, fuligem e pólen, presentes em qualquer estrada.Uma névoa invisível de gases nocivos, como ozono, óxido nítrico, dióxido de enxofre e hidrocarbonetos, assim como poeiras, fuligem e pólen, são uma...