Como furar e aparafusar em madeira?

Como furar e aparafusar em madeira?

 

As uniões roscadas são uma alternativa rápida e simples às uniões colocadas no sector do mobiliário. Abrir furos em madeira acaba por ser uma tarefa mais exigente do que parece à primeira vista. Saiba aqui tudo o que importa saber sobre aparafusar e furar em madeira.
 
 
Procedimento:
 
Como conseguir uniões roscadas perfeitas e firmes:
 
 
  1. Utilize uma broca para a madeira com ponta centradora. Para fazer furos normais com diâmetros pequenos a médios, pode utilizar uma broca helicoidal. Para os furos mais profundos, com diâmetros a partir de 8-10 mm, recomendamos uma broca em serpentina. Para furos pouco profundos, com diâmetros até 30 mm, a broca Forstner será a mais adequada. A serra craneana é ideal para abrir furos de passagem com diâmetros a partir de 30 mm.
  2. Utilize sempre parafusos para madeira. Este têm uma rosca com maior passo e uma ponta acentuada. A bainha é cilíndrica ou cónica.
  3. As aparafusadoras (sem fio) e os berbequins-aparafusadores (sem fio) são ideais para aparafusar. Em situações ocasionais de necessidade, também se pode recorrer a berbequins.
  4. Certifique-se de que coloca na sua ferramenta a ponta exactamente adequada para o parafuso (adaptador de aparafusamento). Caso contrário, podem ocorrer deslizes ao aparafusar. Os parafusos “Torx” proporcionam o melhor apoio, os parafusos “em cruz” (cujo termo técnico é Pozidriv ou Philips) são, de um modo geral, mais adequados do que os parafusos de fenda.
  5. Para conseguir os melhores resultados, fure no sentido das fibras da madeira. Ajuste correctamente as rotações. Se as rotações forem demasiado reduzidas, o furo não fica regular. Se as rotações forem excessivas, há o risco de sobreaquecimento da peça, surgindo marcas da queimadura. Coloque a broca de modo preciso.
  6. Fixe a peça com grampos, para que não escorregue ao fazer o furo. Para não danificar a sua bancada de trabalho, use como base um resto de placa no qual possa fazer furos. Para além disso, isto evita que as fibras lasquem ao perfurar os orifícios.
  7. Para unir duas peças de madeira com parafusos, abra o furo na primeira peça a receber parafuso com um diâmetro sempre 0,5 a 1 mm maior do que o diâmetro do parafuso. O furo na peça a ser aparafusada, pelo contrário, deverá ser sempre 1 mm mais pequeno. Desta forma, a rosca consegue aderir bem à peça.
  8. Caso esteja a utilizar parafusos de cabeça escareada, afunde o furo até uma profundidade suficiente para que a cabeça do parafuso desapareça totalmente neste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Projects