Como montar a correia de distribuição
Conselhos Práticos
- Desconecte o cabo de terra da bateria
- Retire todas as correias de transmissão, polias ou tubos que podem dificultar a separação da protecção da correia dentada de distribuição
- Separe a protecção situada em cima da correia dentada de distribuição
- Gire a roda dentada no sentido do andamento do motor até ao ponto morto superior. Alinhe a marca situada na carcaça do motor com a marca situada na roda dentada
- Afrouxe o parafuso de graduação do tensor
- Afaste o tensor da correia dentada de distribuição e volte a aparafusar o tensor
- Retire a correia dentada de distribuição
- Submeta o tensor interior, tensores exteriores lisos e polias de transmissão a uma revisão sobre possíveis desgastes e danos, e substitua-os se necessário
- Ajuste todas as marcas nos alinhamentos correspondentes
- Coloque a nova correia dentada de distribuição nas polias
- Afrouxe o parafuso de graduação do tensor, para que este se possa mover de novo até à correia dentada de distribuição
- Coloque o tensor com cuidado na posição definitiva (tenha em conta a força elástica!). No caso de um tensor não automático, estique a correia dentada de distribuição com o correspondente medidor de tensão, segundo as instruções do fabricante automóvel
- Controle os alinhamentos das marcas
- Mova a roda dentada da árvore pelo menos duas rotações no sentido do andamento do motor para garantir a tensão óptima da correia dentada de distribuição através do tensor
- Uma vez mais controle os alinhamentos das marcas
- Ajuste o tensor até à sua posição assinalada e aperte os parafusos com o par de motor assinalado
- Coloque a protecção da correia dentada de distribuição assim como todas as correias de transmissão, polias e tubos retirados, no seu lugar original
- Conecte de novo o cabo de terra à bateria
- Arranque o motor
- Em caso de necessidade realiza os ajustes oportunos
- Destrua ou recicle de forma adequada a correia substituída
Conselhos de segurança
- Utilize para a montagem obrigatoriamente – se as instruções assim o indicarem ferramentas especiais! Coloque a correia com a mão, sem forçá-la
- As correias dentadas de distribuição nunca devem ser montadas nas polias de maneira forçada ou empregando chaves de fenda porque se pode danificar a armação
- Não submeta nunca os componentes de comando a um tratamento com dissolventes corrosivos
- Proteja a correia do óleo lubrificante e outros produtos químicos
- Em todos os casos preste atenção às indicações de montagem do fabricante do automóvel! Podem-se encontrar, por exemplo, num manual ‘Auto data’ – Substituição da correia dentada de distribuição
- Na embalagem encontrará além da correia adesivo ‘substituição da correia dentada de distribuição’. Cole-o visivelmente na carcaça do motor
- Não importa que componentes estão defeituosos – se o tensor, a polia de inversão ou a polia guia – em qualquer caso há que substituir o conjunto de componentes!
De seguida mostramos os produtos utilizados neste tutorial, onde ao clicar na imagem será redireccionado para o nosso site:
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