Como montar a correia de distribuição

Como montar a correia de distribuição

Conselhos Práticos


  • Desconecte o cabo de terra da bateria
  • Retire todas as correias de transmissão, polias ou tubos que podem dificultar a separação da protecção da correia dentada de distribuição
  • Separe a protecção situada em cima da correia dentada de distribuição
  • Gire a roda dentada no sentido do andamento do motor até ao ponto morto superior. Alinhe a marca situada na carcaça do motor com a marca situada na roda dentada

  • Afrouxe o parafuso de graduação do tensor
  • Afaste o tensor da correia dentada de distribuição e volte a aparafusar o tensor
  • Retire a correia dentada de distribuição
  • Submeta o tensor interior, tensores exteriores lisos e polias de transmissão a uma revisão sobre possíveis desgastes e danos, e substitua-os se necessário


  • Ajuste todas as marcas nos alinhamentos correspondentes
  • Coloque a nova correia dentada de distribuição nas polias
  • Afrouxe o parafuso de graduação do tensor, para que este se possa mover de novo até à correia dentada de distribuição
  • Coloque o tensor com cuidado na posição definitiva (tenha em conta a força elástica!). No caso de um tensor não automático, estique a correia dentada de distribuição com o correspondente medidor de tensão, segundo as instruções do fabricante automóvel



  • Controle os alinhamentos das marcas
  • Mova a roda dentada da árvore pelo menos duas rotações no sentido do andamento do motor para garantir a tensão óptima da correia dentada de distribuição através do tensor
  • Uma vez mais controle os alinhamentos das marcas
  • Ajuste o tensor até à sua posição assinalada e aperte os parafusos com o par de motor assinalado



  • Coloque a protecção da correia dentada de distribuição assim como todas as correias de transmissão, polias e tubos retirados, no seu lugar original
  • Conecte de novo o cabo de terra à bateria
  • Arranque o motor
  • Em caso de necessidade realiza os ajustes oportunos
  • Destrua ou recicle de forma adequada a correia substituída
Conselhos de segurança


  • Utilize para a montagem obrigatoriamente – se as instruções assim o indicarem ferramentas especiais! Coloque a correia com a mão, sem forçá-la
  • As correias dentadas de distribuição nunca devem ser montadas nas polias de maneira forçada ou empregando chaves de fenda porque se pode danificar a armação

  • Não submeta nunca os componentes de comando a um tratamento com dissolventes corrosivos



  • Proteja a correia do óleo lubrificante e outros produtos químicos
  • Em todos os casos preste atenção às indicações de montagem do fabricante do automóvel! Podem-se encontrar, por exemplo, num manual ‘Auto data’ – Substituição da correia dentada de distribuição
  • Na embalagem encontrará além da correia adesivo ‘substituição da correia dentada de distribuição’. Cole-o visivelmente na carcaça do motor
  • Não importa que componentes estão defeituosos – se o tensor, a polia de inversão ou a polia guia – em qualquer caso há que substituir o conjunto de componentes!

De seguida mostramos os produtos utilizados neste tutorial, onde ao clicar na imagem será redireccionado para o nosso site:



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