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Como mudar um pneu furado?
Por vezes, no momento e lugar
menos oportuno acontece o que menos se espera: um furo numa roda! Ufff! E
agora? E ainda por cima temos pressa!
menos oportuno acontece o que menos se espera: um furo numa roda! Ufff! E
agora? E ainda por cima temos pressa!
Mantenha a calma, reduza a
velocidade e procure um lugar seguro onde parar o carro, afastando-o o mais
possível da faixa de rodagem e, preferencialmente, sobre terreno plano.
Imobilize o automóvel, puxe o travão de mão, engate o carro, ponha o colete
refletor – que deve estar sempre à mão – e saia da viatura com ele vestido.
Sinalize o local posicionando o triângulo a mais de 30 metros da viatura e, se
for necessário, antes da curva onde tem o carro parado. Só depois destas
medidas de segurança deve por mãos à obra para mudar o pneu.
velocidade e procure um lugar seguro onde parar o carro, afastando-o o mais
possível da faixa de rodagem e, preferencialmente, sobre terreno plano.
Imobilize o automóvel, puxe o travão de mão, engate o carro, ponha o colete
refletor – que deve estar sempre à mão – e saia da viatura com ele vestido.
Sinalize o local posicionando o triângulo a mais de 30 metros da viatura e, se
for necessário, antes da curva onde tem o carro parado. Só depois destas
medidas de segurança deve por mãos à obra para mudar o pneu.
Todos os automóveis vêm equipados
com o kit de ferramentas necessário para trocar uma roda furada: chave de
porcas, macaco e pneu sobresselente. Convém não esperar este imprevisto para
saber onde está guardado – normalmente na bagageira, sob o fundo falso onde se
colocam as malas. Se tiver uma chave de porcas em cruz, esta facilitará a
tarefa. Senão, pondere comprar uma, investimento do qual não se arrependerá ao
enfrentar-se a esta situação. Calce umas luvas antes de começar e disponha o
material, para que todas as ferramentas estejam à mão.
com o kit de ferramentas necessário para trocar uma roda furada: chave de
porcas, macaco e pneu sobresselente. Convém não esperar este imprevisto para
saber onde está guardado – normalmente na bagageira, sob o fundo falso onde se
colocam as malas. Se tiver uma chave de porcas em cruz, esta facilitará a
tarefa. Senão, pondere comprar uma, investimento do qual não se arrependerá ao
enfrentar-se a esta situação. Calce umas luvas antes de começar e disponha o
material, para que todas as ferramentas estejam à mão.
Agora só falta mudar o pneu:
- Tire o tampão da roda e desenrosque ligeiramente
as porcas antes de colocar o macaco. Se usar o peso do corpo para desapertar as
porcas, apoiando o pé sobre a chave em vez de usar as mãos, gastará menos tempo
e esforço neste passo que costuma ser o mais difícil. - Nos chassis, por baixo das portas, encontrará uns
pontos especialmente preparados para encaixar o macaco e levantar o peso do
carro. Assegure-se de que a base do macaco não esteja inclinada, mas sim na
horizontal, e dê à manivela até que as rodas se elevem a uns cinco centímetros
do chão. Termine de desenroscar as porcas com a ajuda da chave de cruz e
guarde-as juntas para que não se percam. - Retire o pneu furado e substitua-o pelo
sobresselente, encaixando-o nos parafusos. - Coloque a primeira porca apertando-a com a mão,
e a segunda na diagonal desta. Proceda de igual modo com as outras porcas,
enroscando-as com a mão até ficarem justas, e certifique-se de que não há
folgas balanceando um pouco a roda. - Baixe o carro lentamente, descendo o macaco, e
termine de apertar bem as porcas com a ajuda da chave de cruz, apoiando o pé
fortemente sobre ela. - Agora só lhe resta guardar o material e seguir
viagem, de preferência até uma oficina próxima onde lhe reparem o pneu. - Se o pneu que colocou não for idêntico aos
outros, deve substitui-lo quanto antes, pois os pares de rodas dianteiras e
traseiras têm de ser iguais em modelo, pressão e calibragem. - Os pneus sobresselentes de uso temporário, com
que vêm equipados muitos automóveis, devem ser substituídos quanto antes e têm
a velocidade limitada a 80 km/h
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