Como trocar os discos de travão?
As premissas essenciais a desmontagem, a limpeza/inspecção, a montagem e o ensaio final, são etapas que devem ser estudadas para o bom funcionamento desta peça essencial de segurança.
Premissas essenciais
- Substituir os discos de travão sempre por eixos (dianteiro/traseiro). O melhor é também montar novas pastilhas de travão para garantir um efeito de travagem optimizado em ambas as rodas de cada eixo.
- Certifique que os componentes são os correctos para o tipo de veículo/ano de fabrico.
- Substituir sempre parafusos auto fixantes, porcas e componentes individuais de fixação por novas peças.
Desmontagem
- Desmontar as rodas.
- Desapertar e remover a pinça de travão do seu suporte, não liberte o tubo de travão.
- Com um arame, suspenda a pinça no arco da roda, por exemplo, no tirante do amortecedor. Não permitir que fique no próprio tubo.
- Remova os discos de travão (sem usar força) para prevenir danos subsequentes nos cubos das rodas, rolamentos das rodas, sensores e anilhas dentadas. Utilizar as ferramentas especiais previstas para o efeito.
Limpeza/Inspecção
- Limpe o cubo da roda para que fique absolutamente sem resíduos, isento da ferrugem, isento de rebarbas e suave, para que fique com o brilho metálico (Não usar polidoras angulares).
- Comprovar com um sistema de medição que o diâmetro máximo do cubo esteja absolutamente plano (valor directriz<0,030 mm). Comprovar o plano com uma régua de precisão, a inclinação do aro produz o dobro da inclinação do disco.
- Verificar a pinça de travão e todas as peças que se movem, os pistões, os elementos guia e revestimentos nas vias das guias devem exibir liberdade de movimento e não estarem gastos, os vedantes devem estar em condições satisfatórias.
- As peças transmissoras da direcção não devem estar descentradas ou deterioradas (mecanismo de direcção, peças dianteiras da barra de acoplamento, alavancas intermédias e amortecedores de direcção).
- As peças para a suspensão das rodas não devem estar enfraquecidas ou descentradas, quebradiças ou com imperfeições funcionais (casquilhos de direcção, blocos silenciadores, braços telescópicos).
- O ajuste do eixo dianteiro deve cumprir os valores prescritos pelo fabricante.
- As peças das rodas não devem estar desgastadas ou deterioradas. Devem ajustar-se e fixar-se sem jogo algum.
- Eliminar completamente a protecção anti corrosiva dos novos discos de travão nas superfícies. Comprovar a superfície de travagem. Deve estar limpa, livre de óxido e não apresentar qualquer imperfeição.
Montagem
- Aplicar uma capa muito fina e homogénea de lubrificante anti corrosivo sobre abrida do aro (não usar pastas).
- Ter em conta o sentido de andamento dos discos de travão ventilados internamente. Não deslocar ou extrair as pinças equilibradoras.
- Centrar o disco de travão, fixá-lo segundo o tipo de construção com parafuso/fixador e apertar homogeneamente ou através de uma ou duas fases (no sentido dos ponteiros do relógio) com o par de aperto prescrito.
- Se o rolamento da roda foi removido, inspeccione-o, substitua os vedantes radiais se necessário, ajuste o rolamento de acordo com as especificações.
- Verificar se necessário, com o comprador mecânico que o disco de travão funciona absolutamente plano. Apertar os discos montados desde o exterior sobre o aro por meio de parafusos e porcas para as rodas, assim como arandelas. Apertar de forma homogénea, em cruz e com o para de aperto prescrito.
- Comprovar com o comprador mecânica a 10 mm da borda exterior que a superfície de fricção gira de forma plana.
- O giro excêntrico não deve ter um desvio maior do que 0,06 mm e como máximo 0,09 mm.
- Se o desvio é maior, voltar a comprovar o ponto de limpeza, de ensaio e de montagem e se possível trocar de sítio o disco de travão dentro da abertura e voltar a medir.
- Montar a pinça-suporte e a armação das pastilhas e apertar com o par de aperto prescrito.
- Montar as rodas devidamente equilibradas e com uma excentricidade perfeita (sem inclinação em altura nem lateral). Apertar com o par de aperto prescrito homogeneamente ou em duas fases (no sentido dos ponteiros do relógio).
- Se abriu o sistema hidráulico, reencher e sangrar o sistema de travão com um líquido de travão mais adequado para o seu sistema de travões.
Ensaio final
- Accionar o pedal de travão repetidas vezes, até que o trajecto do pedal esteja em ordem.
- Comprovar o nível de líquido de travão e reencher até à marca máxima.
- Comprovar o sistema de travão no banco de provas ou com uma viagem de prova quanto à sua estanquicidade, funcionamento e eficácia.
Aviso
- Com os novos discos ou pastilhas de travão, deve tratar-se o mais suavemente possível. Evitar travagens bruscas desnecessárias durante os primeiros 200 quilómetros, para que as superfícies de fricção possam adaptar-se na perfeição.
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