Componentes da correia de distribuição

Componentes da correia de distribuição

Componentes da correia de distribuição

A Schaeffler (INA, LuK, FAG) explica detalhadamente como se deve proceder na montagem e desmontagem dos componentes da transmissão por correia da INA.

Antes de começar a desmontagem, é necessário fazer uma série de verificações na transmissão por correia auxiliar. 
  1. Verificar o estado da correia trapezoidal com dentado interior, e no caso dos tensores da correia automáticos, verificar o seu funcionamento.
  2. No caso de polias tensoras rígidas e uma tensão da correia demasiado frouxa, esticar a correia trapezoidal com dentado interior.
  3. Rever o estado das polias de apoio, e ver se existem as tampas protectoras das polias.
  4. Na unidade hidráulica de tensão da correia, deve ser verificado o estado das fixações e a existência de restos de óleo na junta de fole.
  5. Inspeccionar o andamento suave do tensor da correia.
  6. Examinar se os componentes apresentam corrosão e substitui-los em caso de desgaste.
Correia Trapezoidal com dentado interior

Possíveis causas de Avaria


Existe uma série de causas comuns de avarias da transmissão por correia auxiliar: tensão da correia demasiado elevada ou demasiado reduzida, partículas de sujidade na transmissão por correia, correia trapezoidal com dentado interior desgastado, fendas e roturas no perfil da correia, ruído na obturação devido à aba de fecho do casquilho trabalhar em seco, falta de massa no alojamento da polia, não existir tampa protectora, tensor de correia hidráulico defeituoso, com perda de óleo na unidade de tensão da correia, polia livre do alternador defeituosa, a correia trapezoidal com dentado interior abana e faz ruído, e desgaste da correia por falta de alinhamento devido a componentes desgastados.
Advertência sobre a montagem exposta

Se não se dispuser de um calibre de afinação ou escala, de acordo com  que o fabricante específica, antes da desmontagem do tensor de correia, deve medir a distância entre os dois parafusos de fixação do tensor de mola (ilustração). A distância apurada serve de medida para a afinação do novo tensor.
Ferramentas e advertências

Para realizar esta montagem, é necessário utilizar uma chave poligonal ou de caixa, um cilindro canelado, uma chave dinamométrica e um calibre de afinação e escala para o tensor de correia. É muito importante ter em conta que o aperto incorrecto dos parafusos pode causar defeitos nos componentes, e que no caso de utilizar berbequins de aperto de pancada, estes só poderão ser utilizados no aperto prévio, aplicando como máximo 50% do valor binário de aperto especificado. Além disso, o aperto final deve ser sempre realizado manualmente com a chave dinamométrica.
Indicações do Binário de Aperto

  • Parafuso de fixação da placa de sujeição M8x25
    estriados – 35 Nm
  • Parafuso
    de fixação do tensor da correia M14x110-10.9 – 150 Nm
  • Parafuso
    de fixação superior do tensor de mola M10x35-8.8 – 43 Nm
  • Parafuso de fixação inferior do tensor da
    correia M8x30-8.8 – 22 Nm

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