
Desmontagem, inspecção e montagem da correia de distribuição
Muitas
vezes não se presta atenção à inspecção e substituição de uma correia de
distribuição. Na realidade, faz parte imprescindível de um programa de
manutenção eficiente. A correia de distribuição é um elemento decisivo no
funcionamento do motor. Se a correia quebra, o motor deixa de funcionar. Além
disso, pode danificar seriamente o motor e particularmente os pistões e
válvulas num motor de interferência. O proprietário do automóvel pode evitar
este tipo de problemas ao trocar a correia a tempo e de acordo com as instruções
descritas pelo fabricante. Substituir uma correia de distribuição original por
uma correia de substituição equivalente à correia original evita falhas
prematuras da correia ou do motor.
vezes não se presta atenção à inspecção e substituição de uma correia de
distribuição. Na realidade, faz parte imprescindível de um programa de
manutenção eficiente. A correia de distribuição é um elemento decisivo no
funcionamento do motor. Se a correia quebra, o motor deixa de funcionar. Além
disso, pode danificar seriamente o motor e particularmente os pistões e
válvulas num motor de interferência. O proprietário do automóvel pode evitar
este tipo de problemas ao trocar a correia a tempo e de acordo com as instruções
descritas pelo fabricante. Substituir uma correia de distribuição original por
uma correia de substituição equivalente à correia original evita falhas
prematuras da correia ou do motor.
A correia de distribuição deve
ser fabricada com um material de qualidade equivalente ao equipamento de origem
para resistir às temperaturas extremas. O uso duma correia de substituição
estandardizada poderia reduzir seriamente a duração da correia.
ser fabricada com um material de qualidade equivalente ao equipamento de origem
para resistir às temperaturas extremas. O uso duma correia de substituição
estandardizada poderia reduzir seriamente a duração da correia.
Desmontagem da Correia de Distribuição
Pode
ser necessário desmontar-se outros componentes para se ter acesso à cobertura
da correia de distribuição e à correia em si. Depois rodar o eixo na direcção da
rotação do motor até que a marca de sincronização da roldana do eixo se
encontre alinhada com a marca na parte frontal da proteção. Só então se pode
soltar o tensor da correia de distribuição.
ser necessário desmontar-se outros componentes para se ter acesso à cobertura
da correia de distribuição e à correia em si. Depois rodar o eixo na direcção da
rotação do motor até que a marca de sincronização da roldana do eixo se
encontre alinhada com a marca na parte frontal da proteção. Só então se pode
soltar o tensor da correia de distribuição.
Inspecção das rodas dentadas e dos tensores
Quando se substitui uma correia
de distribuição, devem-se verificar se as roldanas dentadas de accionamento, os
tensores e as roldanas, não têm índices de desgaste. Qualquer sinal de desgaste
nas rodas de accionamento ou nos tensores poder ser notado através do tipo de
desgaste da correia de distribuição, devem ser substituídas as rodas de
accionamento e os tensores que apresentem qualquer sinal de desgaste.
de distribuição, devem-se verificar se as roldanas dentadas de accionamento, os
tensores e as roldanas, não têm índices de desgaste. Qualquer sinal de desgaste
nas rodas de accionamento ou nos tensores poder ser notado através do tipo de
desgaste da correia de distribuição, devem ser substituídas as rodas de
accionamento e os tensores que apresentem qualquer sinal de desgaste.
Montagem da Correia de Distribuição
Nem os perfis dos dentes, nem os
componentes ou as dimensões são intercambiáveis. Os perfis trapezoidais,
curvilíneos e curvilíneos modificados não são intercambiáveis e uma correia em
policloropreno não pode substituir uma correia em HSN. É importante que as
referências da correia de origem e da correia de substituição sejam exactas. Uma
diferença mínima pode provocar vibração na correia. Isto pode causar danos no
motor por causa de uma sincronização defeituosa.
componentes ou as dimensões são intercambiáveis. Os perfis trapezoidais,
curvilíneos e curvilíneos modificados não são intercambiáveis e uma correia em
policloropreno não pode substituir uma correia em HSN. É importante que as
referências da correia de origem e da correia de substituição sejam exactas. Uma
diferença mínima pode provocar vibração na correia. Isto pode causar danos no
motor por causa de uma sincronização defeituosa.
As correias de distribuição devem
ser instaladas manualmente, sem a ajuda de qualquer ferramenta. Uma correia não
deve ser enrolada ou forçada a engrenar no mecanismo de distribuição. Se for
forçada, podem-se danificar as cordas de tracção e os dentes da correia de
distribuição. O tensor está posicionado contra a correia. Nas distribuições que
não incluem tensores automáticos, a roldana deve ser tensada de acordo com as
recomendações do fabricante do veículo. Pode-se verificar se a tensão é a
correta através de um indicador de tensão. O alinhamento das marcas de
sincronização deve ser verificado uma vez mais antes de apertar o tensor da
correia. A última etapa consiste na colocação da tampa de proteção da correia
de distribuição. Uma montagem e um tensionamento correctos da correia de
distribuição garantem um funcionamento sem problemas durante muitos anos.
De seguida mostramos os produtos de correia de distribuição, onde ao clicar na imagem será redireccionado para o nosso site:
ser instaladas manualmente, sem a ajuda de qualquer ferramenta. Uma correia não
deve ser enrolada ou forçada a engrenar no mecanismo de distribuição. Se for
forçada, podem-se danificar as cordas de tracção e os dentes da correia de
distribuição. O tensor está posicionado contra a correia. Nas distribuições que
não incluem tensores automáticos, a roldana deve ser tensada de acordo com as
recomendações do fabricante do veículo. Pode-se verificar se a tensão é a
correta através de um indicador de tensão. O alinhamento das marcas de
sincronização deve ser verificado uma vez mais antes de apertar o tensor da
correia. A última etapa consiste na colocação da tampa de proteção da correia
de distribuição. Uma montagem e um tensionamento correctos da correia de
distribuição garantem um funcionamento sem problemas durante muitos anos.
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