Manutenção da suspensão

Manutenção da suspensão

Para um serviço eficaz devem-se substituir todos os componentes.
Na altura da manutenção/reparação
da suspensão, devem-se substituir todos os seus componentes, incluindo os que
se encontram na parte superior do amortecedor. Deste modo, aproveita-se a
imobilização do veículo e a desmontagem da suspensão, para realizar uma
operação que se revela fulcral para o bom desempenho do veículo.

Substituindo unicamente o tirante
não restitui de forma 100% eficiente o manejo e o andamento do veículo. Mas uma
suspensão com um apoio, um bloco filtrante e outras peças adjacentes novas na
sua parte superior, proporciona ao cliente uma reparação eficiente e um
andamento do veículo mais suave e seguro.
Essas peças muitas vezes
negligenciadas, são essenciais para uma boa performance da suspensão. O apoio
superior permite ao tirante rodar suavemente quando a direção é virada. O bloco
filtrante, por seu turno, isola a vibração e previne o ruído à medida que a
suspensão oscila para cima e para baixo. As suspensões dos modernos
veículos é mais exigente do que acontecia no passado, e somente novas peças em
bom estado transmitem a confiança necessária para uma condução segura e um
trabalho profissional de primeira qualidade. A substituição de todos os componentes
da suspensão, é tanto mais importante dado que nunca se poder estar seguro de
que as velhas peças continuam em plena operacionalidade.
Para demonstrar a importância de
se substituir todos os componentes da suspensão, incluindo aqueles que se
encontram na parte superior do amortecedor, a SKF, em conjunto com um
fabricante líder de amortecedores, levou a cabo provas dinâmicas e estáticas em
laboratório e em pista, para ilustrar a importância de instalar componentes
novos na parte superior da suspensão durante a substituição do tirante. Os
resultados falam por si:
  • Menos esforço na direção: Novos
    apoios dos kits de suspensão, permitem que os amortecedores MacPherson –
    tirantes MacPherson são utilizados em 9 dos 10 automóveis em circulação – girem
    mais suavemente e com menor esforço. Ao rodar uma direção totalmente da direita
    para a esquerda, um apoio usado de um veículo com 130 mil quilómetros precisou
    entre 10 a 20% mais de força. Isto levaria de um esforço consideravelmente
    maior por parte do condutor durante manobras de estacionamento, tornando a
    condução em geral mais cansativa. Isto é um problema ainda maior em veículos
    sem direção assistida.

  • Melhor controlo nas curvas: Se o
    apoio está gasto, o volante não volta ao seu sítio inicial depois de uma viragem.
    Nos testes efetuados num veículo com apoios gastos, os técnicos concluíram que
    a direção não voltava para a posição de andamento em linha recta após virar.
    Requeria correções constantes do condutor para manter as rodas direitas, uma
    necessidade que cria fadiga no condutor e torna a condução muito menos
    agradável. Mas com apoios novos, o volante regressa à sua posição central de
    forma mais progressiva, eliminado correções do condutor e sem esforço por parte
    deste.
  • Menos vibração: Os níveis de
    vibração e ruído também foram testados em pista. O bloco filtrante é uma peça
    essencial da suspensão, ajudando a reduzir a vibração e o ruído, o que melhora
    o conforto do condutor e dos passageiros. A vibração é 25% maior em veículos
    com blocos filtrantes gastos. Não só os novos blocos filtrantes reduzem a
    vibração, mas eles também eliminam os rugidos irritantes e outros barulhos
    comuns a amortecedores gastos.

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