Novos faróis com tecnologia Liquid Crystal HD – Hella
Em parceria com entidades como Porsche ou a Universidade de Estugarda, a Hella está a desenvolver novos faróis com base na tecnologia de ecrã de cristais líquidos (LCD).
A Hella desenvolveu e construiu um farol que tem por base um ecrã de cristal líquido (LCD), no âmbito de um projeto de investigação financiado pelo Ministério Federal de Educação e Investigação da Alemanha relativo à distribuição de luz totalmente adaptativa para iluminação inteligente, eficiente e segura do veículo (VoLiFa2020). Além da Hella participaram neste projeto a Merck, o Instituto de Microeletrónica da Alemanha (IGM), a Universidade de Estugarda, a Porsche, a Elmos Semiconductor, a Schweizer Electronic e a Universidade de Paderborn. Esta tecnologia já é conhecida, por exemplo, no campo do entretenimento doméstico. “Pela primeira vez integramos a tecnologia Liquid Crystal HD num veículo. Graças à sua grande resolução e nitidez de detalhe, abre novos caminhos na tecnologia da iluminação na indústria automóvel”, afirma Michael Kleinkes, Vicepresidente de Desenvolvimento de Iluminação e Inovação da Hella.
No total, o novo farol LCD projeta 30 mil pixéis na estrada, permitindo ajustar o padrão de luz de uma forma inteligente e contínua em diversas situações de condução em tempo real. “A utilização de um ecrã LCD é um passo adicional para a digitalização da iluminação”, refere Christian Schmidt, responsável pelo departamento de Pré-Desenvolvimento de Tecnologia de Iluminação da Hella. Isto significa que a adaptação do padrão de luz estará cada vez mais determinada pelo software e o condutor obterá a melhor visibilidade possível da estrada. A iluminação dos outros utilizadores da via pública ou de outros sinais com brilho demasiado intendo pode ser omitida ou atenuada de uma forma específica. A nova tecnologia permitirá igualmente funções muito complexas: as setas de navegação ou linhas que mostram a faixa de rodagem ideal podem ser projetadas na estrada. “A tecnologia LCD permite funções que também serão relevantes para a condução autónoma”, adianta Christian Schmidt. “Além disso, vamos desenvolver esta tecnologia para a produção em série”.
O ecrã LCD é a componente chave do farol, encontrando-se localizado entre a fonte de luz LED e a lente de projeção. O ecrã gera uma matriz com 100 x 300 pixeis que se podem controlar e atenuar individualmente. Uma câmara instalada no veículo, assim como um sensor que lê oticamente as distâncias e as velocidades (deteção de luz e sensor de alcance LiDAR), transmite a informação do ambiente em redor da unidade de controlo dos faróis através de um processador. A informação transmite os pixéis individuais do ecrã até 60 vezes por segundo. Os 25 LED de alta potência, dispostos em três filas, servem de fonte de luz. A intensidade luminosa de cada LED é ajustada em função da situação de iluminação correspondente.