O que é necessário saber sobre materiais?
Diferentes materiais, como madeira, metal e plástico, têm características diferentes. Nós explicamos tudo o que deverá saber quando está a processar materiais.
- A madeira é, de longe, o material mais utilizado pelos aficionados da bricolage. As suas características dependem do modo como, p. ex., as tábuas e as pranchas foram processadas. Por norma, é dividida entre madeiras duras e macias. As madeiras macias alemãs mais comuns são o choupo, o salgueiro, a tília, a bétula, o alnus, o abeto-do-canadá e o aberto. As madeiras duras provenientes das florestas alemãs são, por seu lado, a faia, o pinheiro, o castanheiro, o freixo, a nogueira e a carpa europeia. Por dureza de madeira entende-se a resistência às forças exercidas a partir do exterior, ou seja, resistência à tracção, à pressão ou à torção. A plasticidade está relacionada ao modo como a madeira pode ser dobrada sem voltar, depois, à sua forma anterior. Madeira elástica refere-se à madeira que, depois de dobrada, regressa à sua posição original. Não são necessárias muitas ferramentas para o seu tratamento: para além de um martelo tipo pena e um martelo com faces ou de madeira é necessária uma maceta (para bater em ferramentas com punho em madeira). Existem vários tipos de broca e formões especialmente concebidos para madeira, que pertencem ao grupo das ferramentas típicas de marceneiros. Para além destas, também não pode faltar um conjunto de chaves de fendas.
- Os metais fazem parte do grupo de materiais com elevada resistência utilizado com mais frequência na construção civil. Mas há algo que se deve ter em atenção: o ferro e as peças à base de ferro que entram em contacto com a água são susceptíveis de ganhar ferrugem. E o verniz, por si só, não fornece protecção suficiente. No caso de uma cerca de ferro forjado enferrujada, tem de usar um conversor de ferrugem, que permite obter aderência resistente para os envernizamentos que lhe vão seguir. O cobre não precisa de produtos protectores. Pelo contrário, com o passar dos anos, a preciosa pátina forma-se por ela própria. As peças de latão podem ser encontradas dentro de casa, por norma, sob a forma de ferragens nas portas e nas janelas. Quando envernizadas, podem ser tratadas e polidas, voltam a ficar como novas. Na construção civil, o alumínio é utilizado em estruturas de portas e em caixilhos de janelas feitas com ligas à base deste metal. Estas são resistentes à intempérie, mesmo que não se utilize um verniz protector. Enquanto que os martelos, as chaves de fendas, os cinzeis e os alicates podem ser utilizados em qualquer aplicação, para cortar, formar e unir metal são necessárias ferramentas especiais. As serras de metal usam lâminas com dentes finos e são feitas de metal especialmente endurecido. As chapas são cortadas com tesouras próprias e, para cortar aço, as serras verticais eléctricas podem ser usadas com lâminas especiais para o efeito. Os metais podem ser unidos com parafusos ou rebites (união mediante força) ou podem ser soldados (união mediante material).
- Os plásticos impuseram-se como material de preferência em quase todas as áreas. Isto deve-se ao facto de, em muitas das suas características, serem superiores aos restantes materiais. A maior parte dos plásticos que usamos no dia a dia são termo-plásticos. Este podem ser formados através da aplicação de calor, porém, só derretem a temperaturas elevadas. Este comportamento distingue-os dos duro-plásticos, que, com o aquecimento, não derretem, mas sim desintegram-se. O terceiro tipo de plástico é composto pelos elastómeros. A principal característica destes plásticos é a sua capacidade de dilatação, que lhes permite atingir, pelo menos, o dobro do seu comprimento. No entanto, quando o plástico é solto, regressa à sua forma original. Os aficionados da bricolage que pretendam manusear plásticos devem já ter alguma experiência e fazê-lo sempre com extrema precaução. Para cortar duro-plásticos como acrílico ou PVC, devem usar máquinas que trabalhem a velocidades elevadas e lâminas de serra com dentes empastilhados com metal duro. Para além disso, também têm de usar um agente adequado que permita refrigerar constantemente o material e a ferramenta ao perfurar e serrar duro-plásticos. Filmes plásticos, PVC maleável, plexiglas e tubos de plástico com uma espessura de 2 a 4 mm podem ser cortados, sem problemas, com uma tesoura eléctrica. Atenção: o corte de plexiglas com máquinas gera apuras extremamente afiadas. Para segurança do utilizador , a máquina deve estar equipada com um dispositivo de aspiração. Mesmo o próprio utilizador deve usar óculos de protecção e uma máscara de protecção respiratória.
Author
Related Projects
Read More