Qual o parafuso adequado para cada situação?

Qual o parafuso adequado para cada situação?

Qual o parafuso adequado para cada situação?

Quando se está numa loja de materiais de construção a olhar para uma estante com parafusos, percebe-se que a oferta é pouco clara e que abrange todos os fins. Na maioria das vezes, é possível identificar facilmente os diferentes fins de utilização através da forma da cabeça do parafuso.


Nos trabalhos com madeira ou derivados de madeira, são principalmente utilizados os parafusos com cabeça escareada. Isto porque é possível rebaixá-los até ficarem à face da superfície da peça.
  1. Os parafusos com cabeça semi-redonda ou cabeça lenticular são utilizados, acima de tudo, para fixar ferragens, placas e barras. No sector do mobiliário também são, em parte, utilizados parafusos com a cabeça decorativa. 
  2. Para além disso, também existem parafusos com cabeça cilíndrica, bem como alguns com cabeça sextavada que permitem a utilização de uma chave de bocas. Estes são usados para a fixação em vigas de madeira.
  3. Os parafusos franceses têm uma cabeça redonda com um quadrado por baixo, com a função de contra-peça. Este deve evitar que o parafuso rode junto com a porca quando esta está a ser apertada. Este parafuso só pode ser novamente solto a partir do lado da porca. Os parafusos franceses são principalmente necessários em trabalhos com madeira.
  4. Certifique-se sempre de que está a usar a chave de fendas (ou de bocas) adequada. Isto porque com uma errada não é possível, por exemplo, soltar parafusos muito apertados. Pelo contrário, no pior dos casos só os irá estragar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Projects