Quando e como deve trocar as pastilhas de travão?
As pastilhas de travão, em conjunto com os discos e as pinças onde se fixam as pastilhas são componentes-chave dos quais depende a nossa segurança. Logo, é bastante importante assegurar o seu bom funcionamento. De nada serve ter pneus em bom estado se o sistema de travagem não estiver à altura, ou vice-versa.
Quando é preciso trocar as pastilhas de travão
Verificar o estado do sistema de travões de um veículo é fundamental para garantir que ele consegue uma travagem sempre segura quando tal é absolutamente necessário. Não existe uma validade ou limite de quilómetros recomendado pelos fabricantes de pastilhas de travão para a sua substituição, uma vez que o desgaste destas depende muito do tipo de condução praticado por cada condutor. Por exemplo, quem conduz muito em cidade ou realiza uma condução mais desportiva terá de mudar as pastilhas de travão com mais frequência, porque, nestas circunstâncias, os travões trabalham de forma mais intensa. Logo, estão sujeitos a um maior desgaste.
Geralmente, o carro avisa quando é preciso substituir as pastilhas de travão. De várias formas: ou se ascende uma luz de advertência no painel de instrumentos do automóvel ou escutam-se sons agudos quando se trava (uma espécie de guinchar). Também nos podemos aperceber disso através da pressão do pedal de travão, que fica diferente. Quando isto acontece, é necessário verificar o desgaste das pastilhas e a espessura dos discos com ferramentas adequadas.
Na maioria das vezes, as pastilhas de travão dianteiras são mudadas mais cedo e em maior número de vezes do que as do eixo traseiro. Isto acontece porque é sobre os travões dianteiros que recai grande parte do trabalho de travagem, uma vez que é nesta zona e neste sentido que se desloca muito do peso da viatura durante a travagem. É por isso que muitos carros têm sistema de travões de disco nas rodas da frente e tambores nas traseiras (mais barato, mas também menos potente), especialmente no caso de modelos pequenos e de veículos comerciais.
Como trocar as pastilhas de travão passo a passo
De seguida mostramos os produtos que vamos utilizar neste tutorial, onde ao clicar na imagem será reencaminhado para o nosso site:
- Solte as porcas da roda. Coloque
um suporte de madeira debaixo do carro para o macaco e de seguida levante o
lado do carro pelo qual vai começar a troca. Termine de remover todas as porcas e retire a roda. Após isso, terá
acesso total ao sistema de travagem. - Encontre os pernos/passadores deslizantes que
prendem a pinça ao seu sítio. Normalmente, basta remover o parafuso inferior. - Depois
de retirar o parafuso inferior, pinça de travão salta para fora. Observará uma
mangueira de borracha, que é um cabo hidráulico que é flexível, pelo que não
será necessário desconectá-la. Se vir que tem que desconectar para substituir
as pastilhas, significa que você está fazer algo errado. Recomenda-se que volte
a montar tudo e procure ajuda numa oficina profissional. - Com a pinça para fora, é fácil ver a
espessura das pastilhas de travão pode confirmar se realmente precisam de
ser mudadas. A maioria das pastilhas de travão contêm indicadores de desgaste,
pequenas abas de metal que rangem quando a tocam no disco. Se essas abas não
ainda não tocam no disco, as pastilhas encontram-se gastas se a sua espessura é
inferior a 3 mm. - A
maioria das pastilhas novas trazem algumas pequenas
chapas de metal que permitem que as pastilhas deslizem para a frente e para
trás com facilidade. Troque as velhas pelas novas. Estes não têm quaisquer
parafusos que as seguram. Verta-lhes um pouco de óleo para evitar o ranger
característico. Também aplicar um pouco de óleo nas peças de metal das
pastilhas para facilitar o encaixe. - As
novas pastilhas têm de entrar tão facilmente como saíram as velhas, embora em
alguns casos as novas chapas de metal possam ficar mais justas. - Os
pistões empurram as pastilhas que roçam contra o disco para travar o carro. O
seu carro pode ter um ou dois pistões por rodas, mas a teoria é a mesma. Antes de
voltar a colocar estes pistões no lugar, estes
têm de ser empurrados para trás, para assim podem introduzir as novas
pastilhas (estas sim, mais grossas que as antigas). - Use umas pinças para empurrar os pistões. Uma
pressão contínua e paciência são as chaves para esta etapa. Também é possível
usar um filão de madeira de largura suficiente para empurrar os dois pistões de
cada vez, no caso de ter dois. - Quando
o pistão se encontra na sua posição, o fluido do travão vai subir lentamente.
Quando mudar as pastilhas em mais que uma roda, o líquido aumentará e poderá
derramar. Para evitar e antes que isso aconteça use uma seringa para extrair um
pouco do líquido, o que é conhecido como purga
do travão. - Coloque de volta os parafusos no lugar. Gire
a direcção, colocando as rodas em linha recta e volte a montar a roda. Depois
disto baixe o carro e retire o macaco. - Recomendamos
que deixe o carro num espaço seguro para se certificar de que tudo funciona correctamente. E parabéns, conseguiu! Não
só mudou as pastilhas de travão você mesmo, como também poupou dinheiro do seu
bolso. Agora já pode voltar a conduzir
com segurança e com confiança.
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