Recomendações para uma correcta manipulação da correia de distribuição

Recomendações para uma correcta manipulação da correia de distribuição

Recomendações para uma correcta manipulação da correia de distribuição

A geração actual de compactos e
sofisticados motores de automóveis está sujeita a condições de funcionamento
cada vez mais exigentes. Os motores modernos funcionam a temperaturas elevadas
e com altas revoluções. Além disso, os diâmetros das polias são menores para
economizar espaço debaixo do “capot” e observa-se um aumento
progressivo de motores com árvores de cames à cabeça no mercado
automobilístico. Por isso, a correia de distribuição converteu-se num elemento
cada vez mais importante do funcionamento do motor. Uma correia de distribuição
de alta qualidade oferece um rendimento fiável, silencioso e sem excessivos gastos
de manutenção, quilómetro após quilómetro.

Finalidade da Correia de Distribuição

Uma
correia de distribuição é uma combinação entre uma cadeia e uma correia plana,
permitindo 
accionar várias polias ao mesmo tempo. Foi desenhada para que o
rendimento se transmita tanto pela parte dorsal da correia como pelos dentes.

Uma correia de distribuição tem
dois propósitos. Primeiro, assegura uma sincronização exacta entre a posição das
válvulas e os pistões no momento da chispa e o fornecimento do combustível ao
cilindro. Esta sincronização é particularmente importante num motor de
interferência pistão-válvula. Se a sincronização é defeituosa, pode causar
sérios danos às válvulas e aos pistões. Em segundo lugar, transmite força da
árvore de cames à cabeça aos outros eixos. A bomba de óleo, a bomba de água e
outras transmissões auxiliares são propulsadas muitas vezes pela mesma correia
de distribuição. 
A correia de distribuição garante
uma transmissão sem deslizamentos. O perfil dos dentes da correia difere em
tamanho, forma e espaço. As primeiras correias de distribuição tinham um perfil
trapezoidal. Por causa das aplicações exigentes, desenvolveu-se um perfil
curvilíneo modificado. A linha completa da Gates, com mais de 350 referências,
inclui estes diferentes perfis. As correias com diferentes perfis nunca são
intercambiáveis. Para se obter um excelente rendimento, deve-se seleccionar a
correia apropriada para cada aplicação.
O eixo principal da correia de
distribuição é a corda de tracção em fibra de vidro. A corda suporta a
totalidade da carga da correia. Tem de ser suficientemente forte para suportar
esta carga sob tensão. As cordas de tracção em fibra não se estiram e são mais
fortes que as cordas em poliéster utilizadas nas correias trapezoidais. Não se
pode dobrar ou enrolar uma correia de distribuição, já que isto poderia
danificar seriamente as cordas de tracção e reduzir consideravelmente a duração
da correia.
Correia de Distribuição

Manipulação de uma Correia de Distribuição

Por causa da sua construção especial, a correia de distribuição está sujeita ao desgaste. Uma correia de distribuição não se manipula da mesma forma que a clássica correia trapezoidal de ventilador. As correias devem ser controladas regularmente. É preferível fazer isto durante o ajuste do motor, ou seja, quando as velas são removidas e quando não há compressão nos cilindros.
Durante o ajuste do motor, não se pode dobrar a correia mais de 90º, isto pode danificar a corda de tracção, o que reduziria a duração da correia. As cordas de tracção são muito fortes, mas quebram-se caso a correia seja dobrada ou enrolada. Os danos não são visíveis, mas reduzirão novamente a duração da correia. É necessário manipular a correia cuidadosamente e guardá-la na sua embalagem original até à sua instalação.
A inspecção da correia de distribuição é essencial para a manutenção do motor. Um mau alinhamento da transmissão, uma tensão incorrecta da correia e das polias ou rodas com dentes com ranhuras desgastadas, podem contribuir para uma falha prematura da correia. Uma inspecção simples consiste em dar voltas à transmissão para comprovar que a correia não se afrouxa e que a polia tensora toca a correia. Uma inspecção completa consiste em remover a protecção da correia para comprovar os dentes e a parte plana entre os dentes da correia. É necessário prestar atenção particularmente aos dentes desgastados, às cordas de tracção desfiladas e à contaminação pelo óleo das polias e da correia.
Uma correia de distribuição também pode ter danos interiores que não são visíveis. Em algumas ocasiões, as cordas de tracção falham quando o motor funciona mal. Também é importante que o contorno do motor perto da correia esteja limpo de óleo e outros elementos contaminadores. A correia pode falhar prematuramente por causa do pó, do óleo ou do lubrificante acumulado debaixo da protecção da correia de distribuição.
Se a correia falha prematuramente, é importante determinar porque falhou, a fim de agir correctamente. Se a correia deve ser substituída, nunca se pode utilizar uma correia usada. É sempre necessário instalar uma correia nova.

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