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Sabe quando deve mudar a correia de distribuição e que cuidados deve ter?
A correia de distribuição é provavelmente o órgão mais importante do motor do seu carro, pelo que é extremamente importante saber quando a deve mudar e de que forma o deve fazer.
Por ser um assunto do interesse de todos aqueles que têm um veículo, entendemos dar uma explicação mais profunda acerca deste tema. Mas, antes de saber quando é que tem de mudar a correia de distribuição, há que saber o que é uma correia de distribuição.
Então o que é a correia de distribuição?
A correia de distribuição é provavelmente a peça mais importante do motor, esta tem por finalidade a sincronização de todo o motor. Dizemos todo o motor, porque a correia sincroniza o movimento dos pistões, válvulas e em muitos casos a bomba de água, como por exemplo os Renault. Esta sincronização é vital para um correcto funcionamento do motor.
Quanto à sua composição, a correia normalmente é fabricada em borracha forçada. O objectivo é claramente a redução de ruído e custo. Esta encaixa na polia e trabalha sob uma tensão constante. Existem também alguns automóveis, como por exemplo os Mercedes e BMW que recorrem ao uso de uma corrente de distribuição metálica, este sistema tem a vantagem de não necessitar de manutenção e raramente são substituídas, no entanto, ao
contrário da correia de borracha, tem a desvantagem de provocar maior ruído em
alguns casos.
contrário da correia de borracha, tem a desvantagem de provocar maior ruído em
alguns casos.
O sistema da correia de distribuição é composto por vários elementos:
O primeiro elemento é uma correia
dentada “Correia de Distribuição” que sincroniza os movimentos do motor.
dentada “Correia de Distribuição” que sincroniza os movimentos do motor.
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Correia de Distribuição Dentada |
O segundo é o tensor e cuja
função é criar uma determinada tensão na correia por forma a manter o seu
alinhamento.
![]() |
Tensor |
O terceiro elemento é a bomba de
água e a sua função a de fazer circular o líquido de arrefecimento. Por esta
razão é muito importante que sempre que vai efectuar a substituição da
distribuição do seu carro, faça também a substituição da bomba de água.
Posto isto, quando é que deve efectuar a substituição do seu carro?
As correias de distribuição devem ser substituídas segundo a recomendação do fabricante. No entanto a frequência para a sua substituição varia de acordo com as marcas dos automóveis e até em veículos da mesma marca. Os prazos para a substituição são diversos, podendo em alguns casos, por exemplo, ao fim de 10 anos ou os 240 mil quilómetros percorridos.
Assim,
imagine que o seu automóvel teria de mudar a correia ao fim de 24 meses ou 120
mil quilómetros. Se o carro tivesse percorrido 120 mil quilómetros no primeiro ano, teria que ir
substituir a correia. Mas, se o seu carro ao fim dos 24 meses ainda não tivesse
percorrido esses 120 mil quilómetros, teria que mudar a correia na mesma.
imagine que o seu automóvel teria de mudar a correia ao fim de 24 meses ou 120
mil quilómetros. Se o carro tivesse percorrido 120 mil quilómetros no primeiro ano, teria que ir
substituir a correia. Mas, se o seu carro ao fim dos 24 meses ainda não tivesse
percorrido esses 120 mil quilómetros, teria que mudar a correia na mesma.
Depois de mudada é importante
vigiar o estado da mesma, pois se a correia for mal montada, ela vai apresentar
índices de desgaste anormais.
vigiar o estado da mesma, pois se a correia for mal montada, ela vai apresentar
índices de desgaste anormais.
Explicados os pontos relacionados
com a substituição da correia com base nos quilómetros percorridos e anos
decorridos, é essencial a observação visual da mesma. Assim, se esta revelar
por exemplo, dentes com desgaste excessivo, fendas no perfil da correia,
vestígios de óleo na correia, entre outros, deverá ver de onde é que está a vir
o problema e resolver o quanto antes. Alguns destes sintomas resultam por uma
tensão excessiva na correia de distribuição.
com a substituição da correia com base nos quilómetros percorridos e anos
decorridos, é essencial a observação visual da mesma. Assim, se esta revelar
por exemplo, dentes com desgaste excessivo, fendas no perfil da correia,
vestígios de óleo na correia, entre outros, deverá ver de onde é que está a vir
o problema e resolver o quanto antes. Alguns destes sintomas resultam por uma
tensão excessiva na correia de distribuição.
Caso ocorra uma falha na correia
de distribuição, as consequências para o motor poderão ser extremamente graves,
pois gera uma dessincronização de todo o sistema de distribuição, normalmente
resultando na torção das válvulas e eventual empeno das árvores de cames.
de distribuição, as consequências para o motor poderão ser extremamente graves,
pois gera uma dessincronização de todo o sistema de distribuição, normalmente
resultando na torção das válvulas e eventual empeno das árvores de cames.
A correia de distribuição é escolhida
de acordo com o modelo do automóvel e o tamanho do motor.
de acordo com o modelo do automóvel e o tamanho do motor.
Muito importante! A substituição
da correia de distribuição deverá ser sempre feita por um profissional.
da correia de distribuição deverá ser sempre feita por um profissional.
Tal como já referido, a bomba de
água deve ser substituída ao mesmo tempo que a correia de distribuição. Em boa
verdade, a vida útil da bomba de água é superior ao da correia, mas não é
aconselhável deixar para a próxima substituição da correia. Não é muito
dispendioso e poderá poupar-lhe alguns dissabores, assim, recomenda-se a sua substituição
em simultâneo com o tensor da correia.
água deve ser substituída ao mesmo tempo que a correia de distribuição. Em boa
verdade, a vida útil da bomba de água é superior ao da correia, mas não é
aconselhável deixar para a próxima substituição da correia. Não é muito
dispendioso e poderá poupar-lhe alguns dissabores, assim, recomenda-se a sua substituição
em simultâneo com o tensor da correia.
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