Saiba tudo sobre o filtro de ar
O “Pulmão” do Motor
O filtro de ar protege o motor da agressão de poluentes que acabariam
por se transformar numa massa abrasiva.
por se transformar numa massa abrasiva.
Consoante a sua cilindrada, um
motor consome entre 200 a 500 metros de ar por hora. Ora, o ar absorvido vem
carregado de impurezas, variável de acordo com o clima, o revestimento das
estradas, o grau de poluição atmosférica, etc. Todas estas partículas de
sujidade acabariam, inevitavelmente, por se transformar numa massa abrasiva, de
efeito temível para o motor.
motor consome entre 200 a 500 metros de ar por hora. Ora, o ar absorvido vem
carregado de impurezas, variável de acordo com o clima, o revestimento das
estradas, o grau de poluição atmosférica, etc. Todas estas partículas de
sujidade acabariam, inevitavelmente, por se transformar numa massa abrasiva, de
efeito temível para o motor.
O filtro de ar é, pois,
indispensável dado que se trata de um verdadeiro “pulmão”. Um filtro de ar em
más condições pode estar na origem de várias anomalias de funcionamento:
indispensável dado que se trata de um verdadeiro “pulmão”. Um filtro de ar em
más condições pode estar na origem de várias anomalias de funcionamento:
- Problemas na carburação que,
caso não sejam resolvidos, aumentam de tal forma que tornam a condução
extremamente desagradável. - Perdas de desempenho do
veículo. - Aumento do consumo do
carburante. - Penetração de partículas de
sujidade através do carburador ou do sistema de injecção, que pode provocar
danos relevantes no motor.
Não caia no erro que proceder a
uma limpeza do filtro de ar do motor por meio de “batidelas”, dado que este
procedimento comporta o risco de danificar imediatamente o elemento de
filtragem e causar danos no motor.
uma limpeza do filtro de ar do motor por meio de “batidelas”, dado que este
procedimento comporta o risco de danificar imediatamente o elemento de
filtragem e causar danos no motor.
Quando deve mudar o filtro de ar
Simples na sua concepção e altamente eficaz na prática, o filtro de ar é o pulmão do motor, quiçá o mais difícil de determinar no que toca à sua duração, pois, e em parte como os restantes, depende do ambiente mais ou menos poluído por onde o veículo circule. A sua duração também é condicionada pelo seu tamanho – por vezes o mesmo filtro é adaptado a motores de diferentes cilindradas por imperativos de espaço.
De qualquer forma, um filtro de ar por maior que seja, falando de veículos de turismo, não dura mais de 20000 quilómetros em boas condições, mesmo que seja limpo várias vezes, e se a sua dimensão for reduzida, a sua vida útil reduz-se para metade.
Um filtro de ar saturado, além de não deixar respirar o motor, aumenta consideravelmente o consumo de combustível.
Como substituir o Filtro de Ar
Com algumas (poucas) ferramentas e meia dúzia de conselhos, o dono do veículo fica apto a substituir o filtro de ar.
A operação de substituição do filtro de ar do motor pelo proprietário do veículo, revela-se uma operação fácil e um passatempo gratificante, ao mesmo tempo que permitirá poupar dinheiro ao evitar a deslocação à oficina.
O filtro de ar é o elemento que providencia que o ar limpo se introduza no motor dos veículos, isto é, ar sem partículas tais como pó, pólen, insectos, etc… Muito embora um filtro de ar sujo não danifique necessariamente o motor, ele irá definitivamente inibir o veículo de andar com a máxima potência, o que aumenta, por outro lado, o consumo de combustível.
De forma a manter o veículo em boas condições de funcionamento, deve-se consultar o Manual do veículo, para verificação da altura exacta de substituição do filtro de ar, de acordo com o prazo recomendado pelo construtor do veículo.
Os elementos necessários para a operação de substituição do filtro de ar são:
- O filtro de ar, deve ser do mesmo tamanho e ter a mesma referência do filtro que vai ser substituído. Em caso de dúvidas sobre o tipo de filtro, leve o filtro velho à nossa loja de modo a fornecermos uma peça exactamente igual.
- Chave de Fendas
- Pano limpo ou lenço de papel
O filtro de ar é uma peça fácil
de encontrar. Sob o capô, encontra-se dentro de um compartimento, normalmente
cilíndrico. Depois de o localizar, remover a tampa – desapertar primeiro um ou
mais parafusos e soltar alguns grampos – retirar o filtro velho, com o cuidado
de verificar a forma como está colocado, de forma a que o novo filtro seja
colocado exactamente da mesma forma em que estava limpo o antigo elemento.
de encontrar. Sob o capô, encontra-se dentro de um compartimento, normalmente
cilíndrico. Depois de o localizar, remover a tampa – desapertar primeiro um ou
mais parafusos e soltar alguns grampos – retirar o filtro velho, com o cuidado
de verificar a forma como está colocado, de forma a que o novo filtro seja
colocado exactamente da mesma forma em que estava limpo o antigo elemento.
Primeiro passo |
Segundo passo |
Pegar num pano limpo ou num lenço
de papel e limpar o interior do compartimento onde estava o filtro. Instalar o
filtro novo, colocar a tampa e prendê-la exactamente como estava antes da
substituição.
Atenção:
Antes de qualquer operação de
manutenção ou reparação no veículo, engrená-lo e accionar o travão de mão.
manutenção ou reparação no veículo, engrená-lo e accionar o travão de mão.
Se a operação que estiver a executar
necessitar que o carro esteja a funcionar (não é o caso da mudança de filtro de
ar), manter-se longe das partes em movimento, dado que elementos como correias
e ventoinhas, podem agarrar o vestuário solto, o cabelo comprido, etc.
necessitar que o carro esteja a funcionar (não é o caso da mudança de filtro de
ar), manter-se longe das partes em movimento, dado que elementos como correias
e ventoinhas, podem agarrar o vestuário solto, o cabelo comprido, etc.
Por outro lado, se trabalhar com
o veículo ligado, deve fazê-lo num local ventilado de forma a evitar os gases
perigosos de monóxido de carbono.
o veículo ligado, deve fazê-lo num local ventilado de forma a evitar os gases
perigosos de monóxido de carbono.
Verificar antes de iniciar
qualquer operação de manutenção, da existência de superfícies quentes, de forma
a manter-se longe delas enquanto trabalha.
qualquer operação de manutenção, da existência de superfícies quentes, de forma
a manter-se longe delas enquanto trabalha.
De seguida mostramos os produtos utilizados neste tutorial, onde ao clicar na imagem será redireccionado para o nosso site:
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