Saiba tudo sobre o filtro de combustível
Protecção do Sistema de Alimentação
O filtro de gasolina assegura a protecção do carburador ou injector através da eliminação das impurezas e da água.
O filtro de combustível tem a
função de eliminar as impurezas em suspensão no carburante. Um filtro obstruído
pode provocar falhas na alimentação, o que pode levar a um corte completo de
chegada do carburante e à paragem do motor.
função de eliminar as impurezas em suspensão no carburante. Um filtro obstruído
pode provocar falhas na alimentação, o que pode levar a um corte completo de
chegada do carburante e à paragem do motor.
A concepção do filtro de gasolina
é de importância primordial. A escolha dos meios que asseguram a filtragem
carburante responde a uma dupla exigência:
é de importância primordial. A escolha dos meios que asseguram a filtragem
carburante responde a uma dupla exigência:
- Garantir um limiar de filtragem
suficiente para proteger os injectores - Conservar os desempenhos de
filtragem no tempo, graças a uma elevada capacidade de retenção dos
contaminantes, sem que o aumento da perda de carga causada pela colmatação dos
meios perturbe a alimentação, através da carburação da tampa de injecção
No caso da existência de
carburador de gasolina, situado no circuito do carburante, entre a bomba de
alimentação e o carburador, o filtro de gasolina retém as partículas de tamanho
superior a 8 mícron.
carburador de gasolina, situado no circuito do carburante, entre a bomba de
alimentação e o carburador, o filtro de gasolina retém as partículas de tamanho
superior a 8 mícron.
No caso do sistema de injecção de
gasolina, o filtro de gasolina suporta uma pressão de 6 bar e possui um limiar
de filtragem de 3 a 5 mícron. A injecção directa implica uma eficácia ainda
maior.
gasolina, o filtro de gasolina suporta uma pressão de 6 bar e possui um limiar
de filtragem de 3 a 5 mícron. A injecção directa implica uma eficácia ainda
maior.
Um carburante filtrado assegura
ao sistema de injecção um desempenho e uma longevidade ideais. A substituição
regular do filtro de gasolina é sinónimo de economia do carburante, um motor
sempre bem alimentado com uma mistura ar/carburante optimizada e garantia
constante dos melhores desempenhos possíveis do motor.
ao sistema de injecção um desempenho e uma longevidade ideais. A substituição
regular do filtro de gasolina é sinónimo de economia do carburante, um motor
sempre bem alimentado com uma mistura ar/carburante optimizada e garantia
constante dos melhores desempenhos possíveis do motor.
É importante respeitar as
indicações dos construtores que, geralmente, preconizam a substituição do
filtro de gasolina os 20 mil quilómetros.
indicações dos construtores que, geralmente, preconizam a substituição do
filtro de gasolina os 20 mil quilómetros.
As exigências operacionais
ligadas à substituição periódica do filtro de gasolina, são tomadas em linha de
conta graças à adopção de cânulas, com capacidade para a recepção das ligações
canalizadas chamadas “rápidas”. O filtro é, deste modo, desmontável de uma
forma particularmente simples e fiável.
ligadas à substituição periódica do filtro de gasolina, são tomadas em linha de
conta graças à adopção de cânulas, com capacidade para a recepção das ligações
canalizadas chamadas “rápidas”. O filtro é, deste modo, desmontável de uma
forma particularmente simples e fiável.
O que é o filtro de Combustível
A sua função é fundamental para manter os
injectores limpos e livres de impurezas e obstruções do combustível. A bomba de
combustível envia combustível para o motor que passa primeiro através do
filtro, que é responsável pela retenção dos resíduos.
injectores limpos e livres de impurezas e obstruções do combustível. A bomba de
combustível envia combustível para o motor que passa primeiro através do
filtro, que é responsável pela retenção dos resíduos.
Ao contrário de outros tipos de
filtros, não é aconselhável limpar o
filtro de combustível de um carro já que as suas vantagens são quase
inexistentes, devido aos resíduos que se encrostam e que acabam por permanecer
mesmo que se tente limpar, comprometendo o bom funcionamento do motor. Desta
feita, recomendamos que faça a troca por um filtro novo.
filtros, não é aconselhável limpar o
filtro de combustível de um carro já que as suas vantagens são quase
inexistentes, devido aos resíduos que se encrostam e que acabam por permanecer
mesmo que se tente limpar, comprometendo o bom funcionamento do motor. Desta
feita, recomendamos que faça a troca por um filtro novo.
Quando se deve mudar o filtro de combustível
O filtro de gasolina, que
ultimamente tem sido alvo de maior atenção, dada a importância que tem para que
não chegue nenhuma impureza aos actuais sistemas de injecção – muito mais
sensíveis que os antigos carburadores – devem mudar-se entre os 40 e 50 mil quilómetros, salvo estranhas circunstâncias ou conselho responsável de
manutenção.
ultimamente tem sido alvo de maior atenção, dada a importância que tem para que
não chegue nenhuma impureza aos actuais sistemas de injecção – muito mais
sensíveis que os antigos carburadores – devem mudar-se entre os 40 e 50 mil quilómetros, salvo estranhas circunstâncias ou conselho responsável de
manutenção.
Quanto ao filtro de gasóleo, o
cuidado deve ser ainda maior, pois os motores Diesel precisam de uma maior
perfeição na filtragem do combustível, e pode chegar a ser verdadeiramente
grave o deterioramento produzido por um descuido na sua substituição, de tal
forma que a sua mudança deve obedecer imperativamente à recomendação do
construtor do veículo, não devendo exceder os 20000 quilómetros.
cuidado deve ser ainda maior, pois os motores Diesel precisam de uma maior
perfeição na filtragem do combustível, e pode chegar a ser verdadeiramente
grave o deterioramento produzido por um descuido na sua substituição, de tal
forma que a sua mudança deve obedecer imperativamente à recomendação do
construtor do veículo, não devendo exceder os 20000 quilómetros.
Como mudar o filtro de Combustível passo a passo
As ferramentas necessárias para se mudar o filtro de combustível normalmente só requer ferramentas básicas, como uma chave de fendas, chave inglesa e um alicate. Digo normalmente, porque as ferramentas específicas vão depender da forma como o filtro de combustível se encontre conectado ao sistema de combustível.
Substituição do filtro de combustível
- Comprar um novo filtro de combustível, na nossa loja. Para fazer isso você tem que verificar as especificações técnicas no manual do
veículo. - Dependendo
de onde se encontre o filtro de combustível do seu carro, este pode precisar de um macaco para
levantar o veículo. Se este for o caso, certifique-se de puxar o travão de
mão e bloqueie as rodas. - O
filtro de combustível está normalmente conectado ao circuito de gasolina em
dois lados: o lado de admissão e o lado de saída. O filtro pode ser encontrado
tanto no final do circuito do combustível, perto do reservatório, como antes do
motor. O filtro reduz a pressão no
circuito, evitando que o combustível saia propulsado gerando um risco
elevado. Para reduzir a pressão que você tem que desligar o fusível da bomba de
combustível. - Desligar o borne negativo da bateria
para minimizar a possibilidade de uma faísca. - Retire o filtro velho. Desconecte os
manguitos de entrada e saída, do filtro para posteriormente extrai-lo. É
aconselhável envolvê-la em um pano para evitar o derramamento de combustível
durante a remoção. - Colocar o novo filtro. A maioria dos
filtros tem uma seta que indica a maneira pela qual o combustível flui (entrada
e saída), então certifique-se de não colocá-lo de cabeça para baixo. Coloque o
novo filtro no suporte de montagem e, em seguida, as duas mangas de ligação de
entrada e saída. - Volte
a ligar o fusível da bomba de
combustível e o terminal negativo da bateria. - E pronto! Ligue o motor. Não entre em
pânico se não arrancar à primeira e você precisa de várias tentativas. Isto é
porque a pressão diminuiu dramaticamente durante a mudança de filtro.
De seguida mostramos os produtos utilizados neste tutorial, onde ao clicar na imagem será redireccionado para o nosso site:
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