Substituir o rolamento da roda danificado ou se o limite de utilização já foi alcançado

Substituir o rolamento da roda danificado ou se o limite de utilização já foi alcançado

O rolamento de roda garante a rotação da roda, reduzindo o atrito entre a superfície do rolamento e a superfície que está a ser rolada. Eles transmitem a força, que actua na movimentação das rodas. No eixo traseiro, são usados frequentemente os módulos (as unidades completas) de rolamentos. Ao substituir a peça, o módulo é totalmente substituído. No eixo dianteiro, são instalados contactos angulares, rolos cónicos ou rolamentos radiais. Isso depende do modelo do carro. para instalar e desmontar o rolamento da roda é necessária uma ferramenta especial. Portanto, será necessário ir até a oficina de reparação se o rolamento da roda estiver defeituoso.
No decorrer do tempo, os rolamentos das rodas danificam-se. Como o rolamento se desgasta, o nível do ruído aumenta. Isso acontece especialmente nas curvas apertadas. O aumento do nível de ruído na curva para a esquerda indica um defeito do lado direito. Às vezes, um ruído pode aparecer por causa do desgaste. Este problema pode ser diagnosticado, quando você gira a roda, pressiona uma vez o pedal de travão e em seguida, gira uma vez as rodas sem travão. Se o ruído ocorrer no último caso, trata-se de um problema do rolamento da roda.
Se houver um defeito, é necessário substituir o rolamento. Ao repará-lo, você precisa de uma prensa especial para fixar o novo rolamento dentro do cubo da roda. Não tente substituir o rolamento por si próprio usando uma marreta. Um rolamento defeituoso deve ser oportunamente substituído como é perigoso conduzir com tal rolamento.
Rolamento de Esferas

Falhas do rolamento de roda

  • Destruição do anel externo;
  • Sobreaquecimento ou corrosão da peça;
  • Deslocamento/Inclinação;
  • Ajuste excessivamente apertado;
  • Ocorrência de amolgadelas;
  • Presença de saliências
Sintomas de falhas do rolamento de roda

  • Aumento das vibrações e choques durante o movimento;
  • Desvio do veículo para um lado;
  • Deslocação da carroçaria durante curvas ou travagens bruscas;
  • Sons estranhos;
  • Vibração no sistema de direcção;
  • Excessivo aquecimento do disco da roda;
  • Aumento e desgaste irregular dos pneus;
Causas de falhas do rolamento da roda

  • Excessiva carga mecânica;
  • Aumenta ou diminui a folga no rolamento;
  • Deformação dos anéis e dos elementos de fricção;
  • Contaminação da peça;
  • Uso de lubrificante de baixa qualidade;
  • Vectores de carga irregular;
  • Condições de funcionamento;
Diagnósticos

Deve fazer o diagnóstico dos cubos de roda a cada troca de pastilhas de travão, independentemente da quilometragem do carro. Existem
várias opções para verificar a peça:
  • A uma velocidade de 10 a 15 quilómetros
    por hora faça uma curva acentuada para a esquerda, se a esta manobra o som estranho desaparece, o problema é o rolamento do cubo da roda esquerda, e, por conseguinte, vice-versa.
  • Para um diagnóstico mais preciso, precisa de um elevador ou um macaco.
  • O
    carro deve ser instalado, precisa ligar o motor e acelerar o carro em quarta
    marcha a uma velocidade de 80 km por hora, em seguida, aperte a embraiagem,
    desligue a transmissão e escute para determinar qual das rodas é a fonte dos sons estranhos. 
  • Um
    método mais eficaz de diagnóstico é apertar a roda do carro instalado primeiro
    verticalmente e depois horizontalmente, encontrado ainda diferenças mínimas, saberá que o problema está no rolamento ou no sistema de direcção.
  • O
    próximo passo é solicitar a um assistente para pressionar o pedal de travão ao
    máximo e ao mesmo tempo balançar a roda verticalmente. Se a diferença desaparece,
    precisa de substituir o rolamento.

Reparação e substituição do rolamento de roda

A reparação dos rolamentos é
realizado muito raramente. A solução ideal é uma substituição. É realizado a todos os 130 000-190 000 km. Na operação de substituição, é importante:
  • Ajustar a diferença na instalação de um rolamento de rolos cónicos;
  • Não utilize objectos afiados que podem danificar a estrutura;
  • Ajuste do eixo, trabalhar com o pino de tracção sobre o anel interno;
  • Pressionar o rolamento no buraco, transmitir a força através do pino de tracção para o anel exterior;

De seguida mostramos os produtos utilizados neste tutorial, onde ao clicar na imagem será redireccionado para o nosso site:


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