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Substituir o rolamento da roda danificado ou se o limite de utilização já foi alcançado
O rolamento de roda garante a rotação da roda, reduzindo o atrito entre a superfície do rolamento e a superfície que está a ser rolada. Eles transmitem a força, que actua na movimentação das rodas. No eixo traseiro, são usados frequentemente os módulos (as unidades completas) de rolamentos. Ao substituir a peça, o módulo é totalmente substituído. No eixo dianteiro, são instalados contactos angulares, rolos cónicos ou rolamentos radiais. Isso depende do modelo do carro. para instalar e desmontar o rolamento da roda é necessária uma ferramenta especial. Portanto, será necessário ir até a oficina de reparação se o rolamento da roda estiver defeituoso.
No decorrer do tempo, os rolamentos das rodas danificam-se. Como o rolamento se desgasta, o nível do ruído aumenta. Isso acontece especialmente nas curvas apertadas. O aumento do nível de ruído na curva para a esquerda indica um defeito do lado direito. Às vezes, um ruído pode aparecer por causa do desgaste. Este problema pode ser diagnosticado, quando você gira a roda, pressiona uma vez o pedal de travão e em seguida, gira uma vez as rodas sem travão. Se o ruído ocorrer no último caso, trata-se de um problema do rolamento da roda.
Se houver um defeito, é necessário substituir o rolamento. Ao repará-lo, você precisa de uma prensa especial para fixar o novo rolamento dentro do cubo da roda. Não tente substituir o rolamento por si próprio usando uma marreta. Um rolamento defeituoso deve ser oportunamente substituído como é perigoso conduzir com tal rolamento.
Falhas do rolamento de roda
- Destruição do anel externo;
- Sobreaquecimento ou corrosão da peça;
- Deslocamento/Inclinação;
- Ajuste excessivamente apertado;
- Ocorrência de amolgadelas;
- Presença de saliências
Sintomas de falhas do rolamento de roda
- Aumento das vibrações e choques durante o movimento;
- Desvio do veículo para um lado;
- Deslocação da carroçaria durante curvas ou travagens bruscas;
- Sons estranhos;
- Vibração no sistema de direcção;
- Excessivo aquecimento do disco da roda;
- Aumento e desgaste irregular dos pneus;
Causas de falhas do rolamento da roda
- Excessiva carga mecânica;
- Aumenta ou diminui a folga no rolamento;
- Deformação dos anéis e dos elementos de fricção;
- Contaminação da peça;
- Uso de lubrificante de baixa qualidade;
- Vectores de carga irregular;
- Condições de funcionamento;
Diagnósticos
Deve fazer o diagnóstico dos cubos de roda a cada troca de pastilhas de travão, independentemente da quilometragem do carro. Existem
várias opções para verificar a peça:
várias opções para verificar a peça:
- A uma velocidade de 10 a 15 quilómetros
por hora faça uma curva acentuada para a esquerda, se a esta manobra o som estranho desaparece, o problema é o rolamento do cubo da roda esquerda, e, por conseguinte, vice-versa. - Para um diagnóstico mais preciso, precisa de um elevador ou um macaco.
- O
carro deve ser instalado, precisa ligar o motor e acelerar o carro em quarta
marcha a uma velocidade de 80 km por hora, em seguida, aperte a embraiagem,
desligue a transmissão e escute para determinar qual das rodas é a fonte dos sons estranhos. - Um
método mais eficaz de diagnóstico é apertar a roda do carro instalado primeiro
verticalmente e depois horizontalmente, encontrado ainda diferenças mínimas, saberá que o problema está no rolamento ou no sistema de direcção. - O
próximo passo é solicitar a um assistente para pressionar o pedal de travão ao
máximo e ao mesmo tempo balançar a roda verticalmente. Se a diferença desaparece,
precisa de substituir o rolamento.
Reparação e substituição do rolamento de roda
A reparação dos rolamentos é
realizado muito raramente. A solução ideal é uma substituição. É realizado a todos os 130 000-190 000 km. Na operação de substituição, é importante:
realizado muito raramente. A solução ideal é uma substituição. É realizado a todos os 130 000-190 000 km. Na operação de substituição, é importante:
- Ajustar a diferença na instalação de um rolamento de rolos cónicos;
- Não utilize objectos afiados que podem danificar a estrutura;
- Ajuste do eixo, trabalhar com o pino de tracção sobre o anel interno;
- Pressionar o rolamento no buraco, transmitir a força através do pino de tracção para o anel exterior;
De seguida mostramos os produtos utilizados neste tutorial, onde ao clicar na imagem será redireccionado para o nosso site:
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