Filtro de partículas entupido? Conheça os sintomas e saiba como limpar
Filtro de partículas entupido? Conheça os sintomas e saiba como limpar.
O filtro mais caro que o automóvel tem é o único no qual não se faz qualquer tipo de intervenção de oficina. Resultado: reparações ou substituições caras, que podem ser evitadas através da manutenção e da limpeza preventiva.
Filtro de óleo, de combustível, de ar ou de habitáculo. Todos eles fazem parte de uma manutenção normal. Mas qual é o filtro mais caro que o carro tem?
O filtro de partículas ou DPF. É possível fazer um plano de manutenção para prevenir problemas com o filtro de partículas, que podem levar a reparações onerosas. Tudo de forma simples e eficaz.
Os filtros de partículas fazem parte da evolução do automóvel e vieram ajudar a baixar as emissões poluentes libertadas para a atmosfera.
E se são hoje “obrigatórios” nos carros Diesel, também os veículos movidos a gasolina estão a começar a adotar este componente. Como qualquer outra peça do automóvel precisa de manutenção e há marcas que têm ofertas completas e integradas para tal.
Cidade: a maior inimiga do filtro de partículas
Quando o filtro de partículas atinge o seu grau máximo de enchimento, a ECU (unidade de controlo eletrónico) inicia automaticamente o programa de regeneração do filtro: mais gasóleo é injetado e os gases de escape fazem com que a temperatura aumente para permitir que as partículas sejam queimadas.
Mas, quando os veículos com motor Diesel são usados sobretudo em viagens de curta distâncias o filtro de partículas dificilmente atinge a temperatura suficiente para queimar as partículas de fuligem acumuladas. Resultado: fica obstruído.
SOLUÇÕES PARA O FILTRO DE PARTICULAS
1. Manutenção simples e eficaz
A forma mais simples, económica e fácil de fazer a manutenção de um filtro de partículas é através da utilização de um aditivo preventivo testado especificamente para este efeito.
O aditivo de limpeza do filtro de partículas garante uma combustão ótima, evita a formação de fuligem e protege o filtro de partículas Diesel. O aditivo serve ainda para ajudar a uma regeneração eficaz dos sistemas DPF, aumentando a temperatura de forma química para que a regeneração tenha lugar mesmo em percursos citadinos.
Este aditivo é especialmente eficaz em veículos que fazem percursos urbanos. A aplicação regular mantém o filtro de partículas limpo, minimizando os custos de manutenção e os tempos de paragem.
Basta juntar o conteúdo de uma lata ao depósito de combustível quando este estiver entre meio e ¾ da sua capacidade e repetir esta operação a cada 2000 a 3000 km, consoante o tipo de percurso feito.
2. E quando já está entupido?
São várias as soluções disponíveis no mercado, sendo que a CRC tem, por sí só, várias. Este processo que, no total, dura pouco mais de uma hora, não obriga a desmontar o filtro de partículas nem a imobilizações do veículo.
Por um valor de menos de 1/10 do preço de uma substituição de um filtro de partículas, é possível limpar em vez de substituir. Este processo tem que ser feito numa oficina, uma vez que são produtos muito técnicos apenas vendidos a profissionais.
Processo de limpeza:
– Usa-se uma pistola específica desenvolvida com a sonda pulverizadora que melhor se adequar ao modelo de veículo específico.
– Através do sensor de temperatura do filtro de partículas pulveriza-se o produto de limpeza do filtro de partículas (1 litro). O produto dissolve a sujidade no interior dos filtros de partículas.
– Depois de aguardar 20 minutos aplica-se o líquido de lavagem do filtro de partículas (500 ml) com a pistola específica. A fuligem dissolve-se e espalha-se no filtro de partículas diesel, podendo assim ser queimada através de um processo de regeneração normal.
– No final, o carro deve fazer um percurso de estrada entre 20 a 30 minutos a uma velocidade e rotações constante para que se faça a regeneração. Pode também ser forçada através de um equipamento de diagnóstico.
Esta operação de limpeza deve ser usada de forma preventiva e não apenas corretiva. Para isso, deve ser feito o diagnóstico sempre que o carro faça a sua manutenção normal na oficina, onde será possível ver o nível de obstrução e resolver facilmente o problema. Desta forma, o filtro nunca chega a ficar bloqueado por completo o que, em muitos casos, obriga mesmo à sua substituição, numa operação que pode custar, em média, 1500 euros.
E atenção que desativar ou remover o filtro de partículas é uma operação ilegal e prejudicial para o ambiente.
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